Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Participantes Serao Beneficiados Com Acompanhamento Multidisciplinar

SAÚDE: Participantes serão beneficiados com acompanhamento multidisciplinar

Publicado em: 31 de Março de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Está cansado do sedentarismo? Então, movimenta-se com o Projeto Medida Certa Jaciara 2015. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em qualquer uma das oito unidades do município do Programa Saúde da Família (PSF´s).

O lançamento oficial será na próxima segunda-feira (06) com uma divertida aula inaugural, às 18 horas, no estacionamento do Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida.

O projeto tem como objetivo principal proporcionar a melhoria na qualidade de vida, mudanças de hábitos alimentares e inserir a prática de atividades físicas no dia a dia do cidadão jaciarense como: caminhada orientanda, andamento supervisionado, dança, ciclismo, exercícios com corda, bambolê, dentre outros instrumentos, além das atividades lúdicas coordenadas.

Com a iniciativa da Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação do Núcleo de Apoio a Saúde, os participantes do Medida Certa 2015 contaram com o acompanhamento da equipe multidisciplinar  do Nasf como o educador físico Tamires Ruiz, nutricionista Paula Eleonora, psicóloga Mirna Tomé Monte, assistente social Aldenir Silva Santos física e a farmacêutica Vanessa Tizzo.

Qualquer pessoa pode participar das atividades do projeto, basta comparecer no local de cada região e efetuar a inscrição. Logo após a aula inaugural será divulgado um cronograma para cada pólo do projeto.

Como funciona?

A equipe do Nasf fazem orientação coletiva pertinente em suas áreas de formação a fim de atingir o objetivo do programa tendo apoio fundamental dos Enfermeiros de cada PSF assistido. Mensalmente os enfermeiros devem fixar uma data e coletar dados como peso, circunferência abdominal, cintura e de quadril, aferir a pressão entre outros e atualizar a ficha de acompanhamento individual de cada participante.

Assim, o Educador Físico ministra aulas em vários pólos espalhados na cidade, obedecendo um cronograma onde são assistidos todos os PSF com aulas como caminhada orientada, andamento supervisionado e atividades lúdicas coordenadas.

Já a Nutricionista e Psicóloga, uma vez por mês em cada PSF, ministram palestras e/ou oficinas práticas com conhecimentos na área de modo coletivo.

Na área da nutrição são feitas orientações para se obter hábitos alimentares saudáveis visando não só a perda de peso corporal, mas também a melhora de doenças crônicas não-transmissíveis que são relacionadas diretamente com a má alimentação como hipertensão, diabetes, gota, hipercolesterolemia etc.

Na prática da psicologia, temas como ansiedade, melhora da auto-estima, transtornos alimentares complementam com qualidade o projeto Medida Certa/Jaciara.