Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Recebe Sabado Equipe Do HCN MT Com Campanha De Prevencao De Cancer

SAÚDE: Jaciara recebe sábado equipe do HCN-MT com campanha de prevenção de câncer

Publicado em: 02 de Março de 2015
Texto: Márcio Fidélis - Ascom Jaciara

O Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCN-MT) em Parceria com a Prefeitura de Jaciara através da Secretaria Municipal de Saúde e apoio do Leilão Pró Saúde realizam neste sábado (07.03) o Dia “D” da Campanha de Prevenção de Câncer com atendimentos e procedimentos gratuitos a diversas especialidades. A ação começará a partir das 8 horas da manhã, no Centro de Especialidades (CIAAS), anexo ao Hospital Municipal de Jaciara (HMJ).

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Edilaine Martins, para da campanha de prevenção, o cidadão deverá comparecer até sexta-feira (06) em uma das oito unidades do Programa Saúde da Família (PSF´s) para preencher a ficha de atendimento.

“A equipe da Unidade Móvel do HCN-MT estará em Jaciara com atendimento e procedimentos nas seguintes especialidades: Buco-Maxilo, Cirurgião Oncológico (Mama), Coleta de Papanicolau (CCO), Urologista e Pele” relata Edilaine.

As SENHAS por ESPECIALIDADE deverão ser distribuídas no dia da campanha, seguindo a ordem das fichas de inscrição e retirando as fichas dos faltosos. Esta medida serve para evitar que os pacientes cheguem muito cedo e façam filas nas frentes dos consultórios

TRIAGEM POR ESPECIALIDADE

[UROLOGIA]Ao todo são 100 destinadas ahomens com idade de 50 anos ou mais que não tiverem caso de câncer de próstata na família e homens com 45 anos ou mais que possuem casos de câncer de próstata na família; Não serão atendidas pessoas do sexo feminino e/ou pacientes com problemas renais. Deverá estar em abstinência sexual por 03 dias.

Três dias que antecedem o exame o paciente não poderá: andar de bicicleta, à cavalo e evitar esforço físico; Os pacientes que serão atendidos pela manhã deverão jantar no dia anterior e não tomar café da manhã; Os pacientes que serão atendidos a tarde deverão tomar café da manhã e não almoçar; É de extrema importância repassar essas informações aos pacientes, a fim de evitar o jejum prolongado e possíveis intercorrências.

[CIRURGIÃO ONCOLÓGICO – PELE]Outros 100 atendimentos serão a pacientes que possuem feridas na pele que não cicatrizam, que coçam ou ardem durante exposição solar; Pessoas com pele muito clara ou com histórico de câncer na família, que tenham lesões na pele; Pessoas que sofrem grande exposição solar, como os trabalhadores rurais, carpinteiros, garis, que tenham lesões na pele, etc.

[CIRURGIÃO ONCOLOGICO – MAMA] Ao todo são 80 vagas à mulheres acima de 45 anos com nódulos palpáveis; Mulheres abaixo de 45 anos que possuem casos de câncer na família; As mulheres que já possuem mamografia devem ser orientadas a levar o resultado do exame no dia da consulta.

[BUCO MAXILO] São 100 atendimentos apacientes que possuem lesão em boca que não cicatrizam. Pacientes fumantes ou ex-fumantes. Pacientes que fazem ou fizeram uso de bebida alcoólica por tempo prolongado ou diariamente;O atendimento de buco-maxilo não é para tratamento dentário e sim para diagnóstico de câncer bucal.

[COLETA DE PAPANICOLAOU (CCO)] Ao todo são 100 vagas destinadas àmulheres que iniciaram vida sexual;Mulheres que fizeram o exame há mais de 06 meses;Mulheres que tenham casos de câncer na família;As mulheres devem ser orientadas a não ter relação sexual ou fazer uso de creme vaginal 72 horas antes do exame;Devem ser orientadas a realizar o exame 07 dias após o fim da menstruação;As mulheres devem ser orientadas a irem de saia ou vestido.