Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Casos De Dengue Em Jaciara Reduziram 723 Em 2014

SAÚDE: Casos de Dengue em Jaciara reduziram 723% em 2014

Publicado em: 10 de Fevereiro de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

De acordo com dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, foram confirmados 434 casos positivos em 2013 e em 2014 apenas 36 confirmações. Uma redução significativa de 723 % dos casos notificados de Dengue em 2014 comparando a 2013.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Jaciara, José Anchieta Pereira de Lima, a redução da Dengue no município se deve ao comprometimento de todos os agentes de combate a endemias, poder público e da comunidade em geral, que a cada ano vem se conscientizando mais quanto à prevenção.

“Vale ressaltar que os nossos trabalhos são contínuos e não param com uma rotina traçada para atuar durante o ano inteiro sem intervalos. Hoje temos em nosso quadro 18 agentes que atuam na área urbana e a cada dois meses realizamos um mutirão nas comunidades rurais do município”, ressalta Anchieta.

Dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (Sinan) apontam que, de 1º de janeiro até o dia 27 de novembro do mesmo período foram registrados 10.994 casos de dengue em Mato Grosso. Cinco mortes decorrentes da doença foram confirmadas nos municípios de Sinop, Rondonópolis, Alto Paraguai e em Alta Floresta, além da capital.

Para o secretário municipal de Saúde, Edinaldo Fernando de Souza, apesar da redução de casos, é preciso que a população mantenha os cuidados e combata os focos do mosquito em casa, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, nos quintais e terrenos.

“Caso o cidadão apresente sinais e sintomas da doença, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica”, explica Edinaldo.

Os agentes de combate a endemias de Jaciara, para oferecer um serviço ainda com mais qualidade, irão participar de uma capacitação interna referente as doenças tropicais vinda de outros países as quais já têm registros no país como a Chicungunha e a Febre do Nilo.