Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Realiza Capacitacao Em Hanseniase Aos Profissionais Da Saude

SAÚDE: Jaciara realiza capacitação em hanseníase aos profissionais da saúde

Agentes de Saúde, técnicas em enfermagem, enfermeiras e médicos da Região Sul do Estado marcaram presença

Publicado em: 26 de Agosto de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Saúde

Profissionais da saúde de várias cidades mato-grossenses estiveram em Jaciara participando doa Capacitação em Hanseníase, oferecida pela Prefeitura de Jaciara através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Escritório Regional e Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos (Dahw). Os participantes lotaram o anfiteatro Celcita Pinheiro, durante os dois períodos do curso.

A capacitação foi dada pelo dermatologista e hansenólogo, Jailson Barreto, do Instituto Lauro de Souza Lima, da cidade de Bauru em São Paulo. Jailson também é assessor médico da Dahw, que através de aulas práticas e teóricas envolvendo situação epidemiológica, diagnóstico, tratamento e discussão do caso de cada paciente.

Segundo o hansenólogo, a finalidade desta capacitação é descentralizar o atendimento do paciente com hanseníase, para que todas as unidades de saúde possam fazer o atendimento completo do paciente, proporcionando o diagnóstico precoce da doença e posteriormente ser indicado ao tratamento adequado. “A hanseníase é uma doença silenciosa, o período de incubação é assintomático e seu grande problema é a predisposição genética associada ao convívio domiciliar”, explica.

Os profissionais presentes das cidades de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Pedra Preta, Campo Verde, Itiquira, entre outras, foram capacitados nessa atividade que teve como objetivo, descentralizar as ações de controle da doença, pois com a descentralização, o paciente tem maior facilidade de acesso e adesão ao tratamento, enquanto o profissional treinado possui mais segurança e precisão para detectar de forma precoce os novos casos e para o diagnóstico em tempo hábil.

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica e de alto potencial incapacitante, a qual continua representando um sério problema de saúde pública para o país. O foco na sensibilização dos profissionais de saúde ainda é uma das principais estratégias utilizada no combate à hanseníase.

O secretário municipal de Saúde de Jaciara, Edinaldo Fernando de Souza, ressalta a importância desta capacitação que representa um ganho para a população do município. “Desta forma teremos profissionais aptos para detectar a doença, garantindo maior eficiência e qualidade das ações e serviços de saúde”, finaliza.