Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude Municipal Disponibiliza Tratamento Anti Tabagismo Em Dois PSFs

SAÚDE: Saúde Municipal disponibiliza tratamento Anti-Tabagismo em dois PSF´s

Publicado em: 08 de Agosto de 2014
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Saúde Municipal

Incentivar o abandono do cigarro é o objetivo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Em Jaciara, a Secretaria Municipal de Saúde oferece a população o tratamento em duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), com encontro marcado todas as sextas-feiras.

De acordo com o secretário de Saúde, Edinaldo Fernando de Souza, a princípio são dois grupos com pessoas que fumam e desejam largar o vício, os quais são acompanhados pela psicóloga Mirna Aparecida Thomé Monte, pelas enfermeiras dos PSF 3, Fernanda e do PSF 8 Patrícia Rodrigues e dos médicos que atendem nas duas unidades.

Com apenas duas semana freqüentando o grupo, o paciente José Ailton da Silva, de 37 anos, declara que está há quatro dias sem colocar o cigarro na boca. Ele começou a fumar quando tinha apenas 10 anos de idade e de lá para cá foram várias tentativas frustradas.

“Até o presente momento posso dizer que este tratamento é muito bom. Todos nós sabemos o quanto é difícil deixar este vício e sem ajuda destes profissionais aqui do PSF 8 para mim seria impossível conseguir esta vitória.”, relata.

Dona Nair Facco Pastorello, tem 61 anos de idade e fuma há 30 anos. Ela é uma das 12 pessoas que começaram a participar dos encontros do Grupo Anti-Tabagismo do PSF 3, na sexta-feira (08). “Fiquei sabendo do programa através da agente comunitária de saúde que visita meu bairro, a Deuzita, como ela sabia que eu fumava me explicou como funcionava o grupo e resolvi participar”, disse.

Outro paciente do programa, atendido no PSF 8, revela que sua iniciativa em procurar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde foi motivada pela vergonha e para melhorar a sua qualidade de vida. “Hoje em dia é muito feio fumar, quando vou a Cuiabá passo mais de quatro horas sem colocar um cigarro na boca. Você não vê mais pessoas fumando em locais públicos como antigamente”.

Integrante do grupo de apoio do PSF 8, Evandro Carlos Bihaim, de 37 anos, fala que fuma há 20 anos e que chegou a hora de parar de uma vez por toda. “Estou freqüentando as reuniões há duas semanas e já reduzi pela metade o cigarro, com o auxilio do adesivo indicado pelo doutor Rogério Poser e distribuído pela Saúde”.

O secretário de Saúde frisa que o controle do tabaco é uma importante medida de prevenção de doenças. O ato de fumar, assim como uma alimentação não saudável, não praticar atividades física e uso abusivo de álcool, estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto, AVC e câncer.

SAÚDE MUNICIPAL LANÇA MEDIDA CERTA

“Outra ferramenta que utilizaremos para auxiliar a mudar o dia-a-dia dos integrantes do grupo Anti-Tabaco é Projeto Medida Certa, que será lançado na próxima quarta-feira, às 6h30 da manhã, na Associação Atlética do Bando do Brasil (AABB)”, ressalta Edinaldo.

O Medida Certa terá como instrutor o educador físico Fernando, que irá proporcionar aos integrantes várias atividades físicas como dança, caminhada, ciclismo, exercícios livres e com equipamentos ao ar livre, entre outras atividades.