Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Bloqueio Quimico E Realizado No Santo Antonio Para Evitar Proliferacao Da Dengue

SAÚDE: Bloqueio químico é realizado no santo Antônio para evitar proliferação da dengue



Publicado em: 31 de Janeiro de 2014
Texto: Márcio Fidélis/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

O Bairro Santo Antônio recebeu na manhã desta sexta-feira (31) a visita dos colaboradores da Vigilância Ambiental em Saúde do município, com objetivo de fazer o bloqueio químico contra o mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, após uma notificação da doença na região.

Ao todo, foram nove quadras ao entorno da residência onde foi constatado o caso positivo que receberam a pulverização de inseticida, através de quatro aplicadores e nove agentes endêmicos de saúde. A medida integra os trabalhos de intensificação ostensiva contra a dengue, seguindo as normas do Ministério da Saúde.

De acordo com Elian Rezende de Moraes, responsável pelo laboratório municipal de Entomologia, a nebulização é utilizada para bloquear a transmissão da doença e não é eficaz quando adotada como medida única e principalmente se as pessoas continuarem a acumular possíveis criadouros como latinhas, potes, garrafas e qualquer outro recipiente que acumule água, é necessário a conscientização da população.

Antes da aplicação do produto, os agentes visitam as casas informando aos moradores medidas para evitar a proliferação da dengue. “É importante receber bem a equipe de combate, porque é através deles que constatamos o foco para em seguida ser eliminado. Quando são encontradas larvas, encaminha-se ao laboratório com formulário identificando o objeto do criadouro”, explica Elian.

A aposentada e moradora da Rua Tapuias, Maristela Maria dos Santos, declara que esta iniciativa é muito importante porque ajuda a se livrar da dengue e que um pouco de veneno para matar os mosquitos nunca é demais. “Meu quintal está sempre bem zelado, mas não só depende de mim, os vizinhos também têm que se prevenirem”, relata.

O ajudante de serviços gerais, Silvanir Pereira dos Santos fala que o bloqueio é muito eficaz e que a saúde está em primeiro lugar. “Com a prevenção podemos ficar mais tranqüilos. Graças a Deus ninguém em minha casa pegou dengue, procuro deixar meu quintal sempre limpo”, finaliza.

A bióloga Cenita Oliveira, coordenadora da Vigilância, explica que além do bloqueio, o mais importante para não ter reicidências de casos é a colaboração de toda a população, principalmente no período de chuvas, eliminando todos os objetos que acumulam água nos quintais das residência e mante-los sempre limpos.


Últimas Notícias