Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dia Mundial Da Saude Mental E Celebrado No Caps

SAÚDE: Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no Caps

Publicado em: 10 de Outubro de 2013
Texto: José Marques/Ascom

Nessa semana é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental e para marcar a data o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jaciara realizou um dia diferente, direcionado aos usuários, amigos e familiares nessa quarta-feira (09). Apresentações teatrais, musicais e poéticas fizeram parte das comemorações.

A realização faz parte de um cronograma de atividades alusivas a data, comemorada no dia 10 de outubro, tendo o intuito de alertar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a assistência prestada à população com sofrimento e transtornos mentais.

Importância essa testemunhada por Joaquim Gadelha, que desde 2007 participa ativamente das atividades desenvolvidas pela equipe do Caps. Partilhando um pouco de sua história, ele contou sobre sua melhora e o quanto a sua vida mudou.

De modo especial, também houve a participação dos alunos do 4º e 5º semestres do curso de Psicologia de uma faculdade de Rondonópolis. Segundo a professora mestra em Psicologia, Neide Johann Kappel, uma parceria como essa é fundamental para o aprendizado dos acadêmicos. “É importante que as portas do Caps estejam abertas para os estudantes interagirem com os usuários”, comentou

Em meio a tanta alegria e descontração o secretário de Saúde do Município, Edinaldo Fernando, anunciou que a Prefeitura de Jaciara protocolou, junto ao Ministério da Saúde, um projeto de aproximadamente 200 mil reais para construção de uma nova sede para o Caps.

O prefeito Ademir Gaspar de Lima, que esteve acompanhado da secretária Municipal de Educação e primeira dama Elisabete Oliveira de Lima e do vice prefeito Adilson França, destacou a significância de uma realização como essa. “A gente pretende melhorar a cada dia mais”, assegurou.

O Caps de Jaciara presta um atendimento especial a aproximadamente 30 pessoas diariamente, uma média de 120 por semana. No local são promovidas atividades terapêuticas e de inclusão social com adultos e adolescentes.

O quadro de funcionários é dividido entre um médico psiquiatra, um psicólogo, um assistente social, uma enfermeira, uma pedagoga, duas artesãs, um guarda, uma auxiliar administrativa e dois de apoio.

No local são realizados 200 procedimentos semanais que envolvem consultas, atendimentos, visitas, terapia ocupacional, entre outros. Também são organizadas confraternizações, cursos, passeios, momentos culturais, entre outras atividades.