Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Evento Vai Comemorar Dia Da Luta Antimanicomial

SAÚDE: Evento vai comemorar dia da Luta Antimanicomial

Publicado em: 15 de Maio de 2013
Texto: José Marques/Ascom

Um pit stop está sendo organizado para a próxima sexta-feira (17) as 8h, em frente a Prefeitura de Jaciara, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o evento tem caráter de conscientização. Segundo a enfermeira do CAPS, Ana Cristina Pinheiro Borges da Silva, serão distribuídos panfletos informativos explicando como é feio o trabalho do órgão. Além disse, haverá exposição de trabalhos feitos pelos usuários “Queremos mostrar paras as pessoas a eficácia de um atendimento mais humanizado”, explicou.

Ela informou que no Centro são atendidas mais de 60 pessoas. “Aqui atendemos maiores de 18 anos com transtornos mentais, síndrome do pânico, depressão, ansiedade grave, usuários de álcool, cigarro, crack e outros tipos de drogas”, comentou.

O prefeito Ademir Gaspar de Lima está mantendo a estrutura da equipe, que já alcançou grande resultados. O grupo é formado por médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, pedagogo, educador físico, assistente social, além de quatro profissionais que envolvem técnico de enfermagem, administrativo e artesãs.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio e foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, em 1987.