Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Rede Cegonha Sera Implantada Em Jaciara

SAÚDE: Rede Cegonha será implantada em Jaciara

Publicado em: 17 de Abril de 2012
Texto: José Marques/Ascom

A Rede Cegonha, operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está prestes a ser implantada em Jaciara. O projeto do Ministério da Saúde, que tem a finalidade de garantir a gestantes e crianças uma assistência humanizada e de qualidade, em todos os níveis da atenção a saúde, foi pauta de discussão em uma reunião realizada nesta segunda-feira (16), no Anfiteatro Celcita Pinheiro.

Diversos profissionais da Saúde, além do Conselho Municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos, estiveram participando das palestras de qualificação, proferidas por profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso.

“Essa equipe está no município para mostrar como funciona esse sistema”, informou o secretário municipal de Saúde, Edinaldo Fernando de Souza. Ele afirmou que a partir da implantação da Rede Cegonha, a melhoria no atendimento a gestante nas unidades de saúde e no hospital municipal será visível. “Novos exames gratuitos serão incorporados a rede de atenção básica, assim como os laboratoriais, testes do pezinho e olhinho, dentre outros”, assegurou.

Para a viabilização da implantação do programa no município, algumas etapas serão completadas. Edinaldo comentou que há algumas semanas  atrás, a Secretaria Municipal de Saúde formou uma equipe, que se deslocou a Rondonópolis para conhecer um pouco sobre o projeto, já implantado naquele município.

O secretário anunciou ainda, que com a contemplação de Jaciara para receber a Rede Cegonha, haverá melhorias estruturais no Hospital Municipal. “Com implantação do programa, que cumprirá a sua ultima etapa em julho deste ano, receberemos um incentivo para essas melhorias”, divulgou.

Implementada pelo governo federal, a Rede Cegonha tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e neonatal, assim como se atentar à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.