Você está em: Início / Imprensa / Notícias / PSE Ja Avaliou Mais De 4 Mil Estudantes

SAÚDE: PSE já avaliou mais de 4 mil estudantes



Publicado em: 20 de Março de 2012
Texto: José Marques/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

No decorrer da aplicação das atividades do Programa de Saúde na Escola – PSE, mais de 4000 crianças já passaram pela avaliação antropométrica, que inclui análise do peso e altura, incluindo o Índice da Massa Corporal (IMC). De acordo com a responsável pelo monitoramento e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS), Suely Cristina, que também faz parte da comissão técnica, a estimativa é de que 6500 alunos sejam atendidos até o último dia da ação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ednaldo Fernando de Souza, as ações do PSE foram estendidas pela prefeitura de Jaciara para serem realizadas em todas as escolas do município, públicas e particulares.

Além das orientações de praxe, estão sendo realizadas palestras sobre Dengue, sexualidade, Bullying e discriminação no cotidiano da escola. Também estão sendo feitas avaliações, como a oftalmológica, auditiva, psicossocial, saúde bucal, acompanhamento da pressão arterial e glicemia, atualização do calendário vacinal, dentre outras.

Para a execução do PSE estão envolvidos profissionais da Saúde e Educação, incluindo professores, coordenadores, diretores das escolas, enfermeiros dos Postos de Saúde Familiar, Núcleo de Assistência e Saúde Familiar (Nasf), que conta agora com um educador físico, que está desenvolvendo atividades no decorrer do programa, além da equipe da Vigilância em Saúde.

O intuito do PSE, que segue até o dia 28 de março, é incentivar as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola para a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, visando à aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde.

Confira o cronograma abaixo.

 

ESCALA ATIVIDADES SEMANA NA ESCOLA

 

19/03 – Escola Magda Ivana                                                PSF Responsável: 06

 

20/03 – Escola Amélia Freire                                               PSF Responsável: 05

 

21/03 – Escola Antônio Ferreira Sobrinho                              PSF Responsável: 04

 

22/03 – Escola Sete de Abril                                                PSF Responsável: 06

 

23/03 – Escola Santa Rosa                                                   PSF Responsável: 06

 

26/03 – Escola Albert Einsten                                               PSF Responsável: 08

 

28/03 – Escola Dom Bosco                                                   PSF Responsável: 08


Últimas Notícias