Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Mutirao Alcanca Meta De Doacao De Sangue

SAÚDE: Mutirão alcança meta de doação de sangue

Publicado em: 08 de Dezembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

O mutirão de doação de sangue, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e TV Cidade, atingiu a marca de 24 doações. A ação aconteceu nessa quarta-feira (07), das 8h às 17h, na sede da televisão.

Para Ilce Terezinha (46), moradora do município de Dom Aquino e doadora há 8 anos, nem a distância impediu para que ela viesse até Jaciara para doar sangue. “Certa vez duas pessoas foram salvas graças a minha doação. Uma delas foi a minha filha”, testemunhou.

De acordo com a enfermeira Lourena Kaprine, 55 pessoas procuram posto de coleta, porém nem todas atendiam aos requisitos necessários. Segundo ela, antes da doação o indivíduo passa por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais. “Algumas pessoas apresentaram sintomas, como a pressão alta, e não puderam doar sangue”, esclareceu.

A bioquímica do Banco de Sangue, Laura Thalita de Araújo Gaklik, alerta que durante essa época, em que acontecem as festas de fim de ano, é um período em que o Hospital Municipal mais precisa de sangue, devido ao aumento no número de acidentes, somado aos procedimentos rotineiros, como cirurgias, partos, dentre outros.

Ela explicou que o tipo sanguíneo mais procurado é o O positivo, por ser doador universal e, por conseqüência, o mais utilizado em urgências. “Esse é o tipo de sangue que não pode faltar”, alertou.

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, lembra que Jaciara, por ser município pólo do Vale do São Lourenço, atende a outros municípios do entorno, sendo eles: Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa. “Jaciara atende a essas cidades e por isso a demanda é maior”, comentou.

Ele informa ainda que as pessoas, que não tiveram tempo de participar do mutirão, poderão procurar o Banco de Sangue durante a semana, que fica anexo ao HM e funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (66) 3461-3454.