Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Aderiu A Campanha Do Laco Vermelho Contra A Aids

SAÚDE: Jaciara aderiu a Campanha do Laço Vermelho contra a Aids

Publicado em: 06 de Dezembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Jaciara foi um dos quatro municípios do Estado do Mato Grosso a aderir a temática da Campanha do Laço Vermelho 2011, de enfretamento a Aids, promovida pelo Ministério da Saúde. Com o foco na população de jovens homossexuais, sob o ponto de vista de combater o preconceito, diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 1 de dezembro, dia mundial da luta contra a doença.

Em um trabalho conjunto entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes comunitários de saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, foram entregues preservativos e laços vermelhos, além de realizadas atividades de orientação, assim como palestras e apresentações em escolas e Unidades de Saúde Familiar (USFs).

O secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, destacou o ato como uma verdadeira mobilização de conscientização sobre como prevenir a doença sexualmente transmissível, dentre outras que também podem ser contraídas através do ato sexual.

Régis lembrou que no ano passado o município já havia participado da campanha, promovida pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

O foco em 2010 foi incentivar os prefeitos de todos os 5.565 municípios brasileiros a colocar, entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, um laço vermelho em algum marco importante da cidade, Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Nesse ano a campanha contou coma adesão do Ministério da Saúde.