Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Samu Recebe Ambulancia E Novos Equipamentos

SAÚDE: Samu recebe ambulância e novos equipamentos

Publicado em: 18 de Novembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Os projetos viabilizados através da administração municipal têm gerado importantes conquistas para o município. A última delas foi a entrega de uma nova ambulância ao Serviço de Atendimento Móvel (Samu), além de outros equipamentos de urgência. A solenidade foi realizada ontem, quinta-feira (17), na base do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Jaciara.

“São cento e trinta e um mil reais em investimentos, verbas oriundas do Ministério da Saúde, graças esse projeto respaldado pela Secretaria Municipal de Saúde. Isso vai possibilitar a melhora da qualidade em nossos atendimentos prestados”, garantiu o coordenador do Samu, o enfermeiro Edinaldo Fernando de Souza.

Discursando sobre a importância do Samu, ocomandante do Corpo de Bombeiros da Região Sul, Vanderlei Bonoto, parabenizou a atuação do poder público quanto à viabilização dos benefícios, assim como o trabalho ágil de toda a equipe da unidade. Para ele, fatores como o tempo resposta, que em Jaciara é de aproximadamente 9 minutos por ocorrência, são fundamentais para a agilidade nos atendimentos.

Ele lembra que atualmente foi instalada uma crise no Samu da Região Sul, porém Jaciara foge a essa realidade por agir em conjunto com o poder púbico municipal e o Corpo de Bombeiros Militar. “Nós estamos em Rondonópolis sofrendo por falta de ambulâncias e por não ter projetos tão bons como esse”, comentou.

Parceria essa rememorada por Edinaldo, que recordou a época de implantação da unidade em Jaciara, quando o Samu não tinha o respaldo necessário por parte da União e do Estado, tendo apenas o município como mantenedor. “Ficamos por alguns meses sem receber essas verbas, sendo mantidos apenas pela prefeitura. O prefeito Max Russi tinha a opção de devolver o Samu na época, mas sempre nos deu total suporte”, afirmou.

Com a base centralizada em Jaciara desde 2008, o Samu atende no município e nas rodovias quem compreendem um raio de 50 quilômetros de base. A unidade conta com um conjunto de sete profissionais entre eles homens e mulheres, sendo um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem e um condutor.

Para 2012, o comandante do Corpo de Bombeiros da Região Sul, Vanderlei Bonoto, anunciou o aumento de 25 homens no efetivo em Jaciara. “Já estaremos enviando 5 novos bombeiros no mês de dezembro desse ano”, adiantou.