Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Governo Municipal Alerta A Populacao Sobre A Proibicao Das Queimadas

PREVENÇÃO: Governo Municipal alerta a população sobre a proibição das queimadas

Publicado em: 14 de Julho de 2017
Texto: ASCOM/PMJ
Foto: AGORA MT

O Cerrado Brasileiro lidera o ranking de biomas com maior número de focos de incêndio registrados de janeiro a julho deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 22 mil focos foram mapeados.

A combinação da falta de chuva com o clima seco e temperatura alta que amplia o problema, porém, a ação do ser humano é a principal origem das queimadas.

As queimadas trazem consequências graves para o meio ambiente, como empobrecimento do solo, poluição do ar por gases tóxicos, efeito estufa, extinção de espécies vegetais e animais, destruição de ecossistemas e redução da umidade relativa do ar. Em propriedades rurais o fogo pode alastrar-se destruindo as plantações e as instalações. Para o ser humano acarreta infecções do sistema respiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, e desordens cardiovasculares.

O período proibitivo das queimadas em áreas rurais entrou em vigor em 15 de julho e vai até 15 de setembro, podendo ser prorrogado. Fora desse período, as queimadas precisam de autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

Vale ressaltar que, em áreas urbanas as queimadas são ilegais em quaisquer situações. De acordo com a Política de Proteção Ambiental do Município de Jaciara, Lei Nº 1.160/2009, Art. 28, é proibida a queima ao ar livre de resíduos sólidos, líquidos ou qualquer outro material combustível. Ou seja, queimar lixo, folhas ou mato em residências ou terrenos baldios, é crime.

Somente com o envolvimento da sociedade, setores públicos, empresariais e demais organizações as campanhas de prevenção contra as queimadas serão realmente eficazes em nosso município e mobilizarão todos os cidadãos em prol de atitudes responsáveis.