Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Conselheiros Ambientais E Alunos Do IFMT Realizam Acoes Na Cachoeira Da Mulata Em Jaciara

MEIO AMBIENTE: Conselheiros Ambientais e alunos do IFMT realizam ações na Cachoeira da Mulata em Jaciara

Publicado em: 01 de Outubro de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Jaciara

O Complexo Municipal da Cachoeira da Mulata foi cenário da 8ª reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Jaciara. No local, realizaram caminhada ecológica, plantio de mudas de árvores nativas e retirada de lixos. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Jaciara através da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente.

Munidos de água, luvas e vestimentas próprias para o campo, os amigos da natureza utilizaram a oportunidade para debater e fazer reflexões sobre o meio ambiente do município. Segundo a presidente do conselho Lucimara Afonso Castilho, foi observado pelo grupo que a cobertura vegetal está bastante preservada, com problemas pontuais de desmatamento, que associado ao desnível do terreno acarretou em valas de erosão.

“Com a participação de seis conselheiros e os alunos do IFMT realizamos o plantio de mudas nativas, próximo aos pontos de erosão com a intenção de repovoar a vegetação de grande porte que funciona como um dissipador natural da força da água da pluvial que carreia os minerais para o Rio Tenente Amaral”, explica Lucimara.

A presidente do COMDEMA conta que outro problema ambiental identificado é a quantidade de lixos deixados pelos freqüentadores do complexo aos finais de semana. É só percorrer as trilhas do espaço que o visitante se depara com resíduos recicláveis e não recicláveis por toda parte como garrafas de refrigerantes, latinhas de bebidas, saquinhos de biscoitos e salgados, fraldas descartáveis, entre outros.

De acordo com a secretária adjunta de Meio Ambiente, Cenita Maria de Oliveira, no ano passado a Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio de uma ação da SAMA, realizou uma campanha educativa no local onde além de mutirão de limpeza, foram instaladas também placas de proibição de jogar lixos e fazer queimadas.

“Aproveitamos esta reunião do conselho para fazer ações na prática, onde o grupo de participantes separou os resíduos recicláveis que foram encontrados e os acondicionou em sacos de 100 litros e depositado na sede da secretaria onde tem um big-bag para armazenar temporariamente os materiais para serem ao barracão da Coleta Seletiva do Município”, finaliza Cenita.

Marcaram presença na ação os seguintes participantes: Messias da Costa Atayde (titular/UJAC), Pedro Sobral (Maçonaria), Arnaldo Gonçalves de Campos (IFMT), Edi Lamar Caldim (Maçonaria) e os alunos do IFMT Magno Rafael M. Santos, Jean Carlos Soares de Oliveira, Miriam Garcia da Silva, Gidel de Abreu, Laulla Natália de Moura, Osvailton Batista da Silva e Layane Nayara de Moura.