Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projeto Mata Viva Leva Alunos Para Conhecer Fonte Da Agua Mineral Purissima

MEIO AMBIENTE: Projeto Mata Viva leva alunos para conhecer fonte da Água Mineral Puríssima

Publicado em: 27 de Junho de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Alunos, professores, convidados e o prefeito de Jaciara Ademir Gaspar, participaram nesta quarta-feira (24) de uma visita a fábrica da Água Mineral Puríssima. A visita faz parte do Projeto Mata Viva, que é realizado na Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho. O projeto tem como objetivo levar aos alunos e cidadãos em geral um pouco de conscientização em torno do meio ambiente, com limpezas em áreas ecológicas e o plantio de mudas que em breve irão arborizar o município. “Nosso projeto acontece desde 2011 e tem como norte o desenvolvimento sustentável e aulas de campo como essa, servem para mostrar que temos empresas com essa consciência sustentável, como é o caso da Puríssima”, comentou o professor Jorge Antunes.

Além de conhecerem um pouco da indústria e de como é preparado a água que chega até nossa casa, os visitantes também realizaram o plantio de mudas de ypês doadas pela Prefeitura de Jaciara, através do viveiro municipal e puderam acompanhar o trabalho que é feito na parte ambiental da fábrica. “Nós fazemos um trabalho aqui para preservar a natureza, nós retiramos a água do meio ambiente e em troca praticamos esse reflorestamento”, explicou o representante da empresa, Joelson Figueiredo.

Esse trabalho de reflorestamento é reconhecido pela escola que todos os anos participa desse passeio, mostrando aos alunos, a importância de se preservar. “Essa visita mostra aos nossos alunos um meio ambiente totalmente conservado, onde se tira água, mas se pratica a consciência ecológica”, destacou o professor João Carlos.

Para os alunos, a iniciativa além de criar mais proximidade com a natureza, contribui com a responsabilidade de cada um junto ao meio ambiente em que vivemos. “Muitos de nós não conhecíamos sobre a preservação e com o projeto nós mudamos o nosso jeito de pensar e agir com a natureza”, ressalta o aluno Matheus Santos.

Já para a aluna Gabriela Calazans, a ação tomada pelos professores de realizar aulas práticas dentro do projeto e os manter em contato com a natureza, é de extrema importância para que possa haver uma interação com o meio ambiente e conscientizar as pessoas.

O projeto é de iniciativa da escola e tem a parceria da Prefeitura de Jaciara que por meio da atual administração busca incentivar projetos e ações que criam cidadãos melhores e preocupados com nosso ambiente. “Assim como a prefeitura é parceria da escola com o viveiro municipal, também é parceria com todas as escolas que desenvolvem projetos que tragam bem feitoria a nossa sociedade. Essa visita hoje serve para que todos nós possamos pensar no nosso papel de responsabilidade na questão ambiental”, destacou o prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar.

Ademir ainda ressaltou a importância de se ter empresas com consciência ecológica, como a Água Mineral Puríssima, que produzem riquezas e ainda colaboraram com a manutenção e preservação do meio ambiente.