Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Moradores Da Zona Rural Recebem Campanha Educativa De Preservacao

MEIO AMBIENTE: Moradores da zona rural recebem campanha educativa de preservação

Publicado em: 15 de Abril de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara

A equipe de biólogas e fiscal da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Jaciara juntamente com a Comissão Integradora, grupo formado na I Conferência Municipal de Meio Ambiente, estiveram ontem (14.04) na zona rural do município realizando campanha educativa e distribuindo material para auxiliar na preservação ambiental para mais de 26 famílias.

A escolha da localidade neste primeiro momento é para informar aos moradores daquela região a importância de preservar o meio natural, sendo que desde o início do ano diversos pontos da região da estrada de acesso aos assentamentos do 27, Plano Piloto e São Francisco estão sendo utilizadas como depósitos ilegais de lixos de todas as características.

A ação foi denunciada por uma das integrantes da comissão, a agente Claudete Fátima Lucca, a qual informou sobre a necessidade de uma ação imediata na região, pois uma grande quantidade de lixo está sendo jogada próxima ao leito de córregos. Um deles é o da Água Grande, onde parte do lixo que estava na margem acabou sendo levada pela chuva ao leito do corpo d água.

A Secretaria de Meio Ambiente já encaminhou um pedido urgente de limpeza nas regiões afetadas, onde serão necessários o apoio de máquinas já que o volume acumulado é grande. “O objetivo de ações como esta é sensibilizar e informar a população sobre o manejo adequado do lixo para que esse crime ambiental não volte a acontecer”, explicou a bióloga Lucimara Afonso Castilho.

A secretária adjunta, Cenita Maria de Oliveira, ressalta que esta prática é caracterizada crime ambiental e solicita a colaboração de todos quanto à questão de preservação. “Com a denúncia fomos ao local para socializar, juntamente com nosso fiscal Lélis e com a agente de saúde, para levar medidas educativas”, explicou.

Na ocasião, foram repassadas instruções de como os moradores devem manejar o lixo doméstico produzido. Foram deixados “big bags” para a separação dos resíduos recicláveis, distribuíram panfletos informativos de sensibilização, além de hipoclorito de sódio para purificar a água de beber.