Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Populacao Se Conscientiza E Faz Bom Uso Do Ecoponto

MEIO AMBIENTE: População se conscientiza e faz bom uso do Ecoponto

Publicado em: 03 de Fevereiro de 2014
Texto: Márcio Fidélis/Ascom

Preocupada com a problemática da poluição do meio ambiente, a população jaciarense abraçou a causa e está colaborando cada vez mais com a iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, depositando diariamente resíduos como entulhos, podas de árvores e restos de construção como tijolos, azulejos, entre outros, no recém inaugurado Ecoponto, que está localizado a margem da BR 364, próximo a pousada Rosa dos Ventos.

A administração municipal pede a colaboração dos munícipes para deixar a cidade mais limpa e não acumular lixos nas vias publica. Como se pode observar na imagem, na continuidade da Avenida Antonio Ferreira Sobrinho, abaixo da Companhia da Polícia Militar, alguns moradores continuam depositando restos de podas de grama e árvores no canteiro central.

Outras duas regiões, fora do perímetro urbano, que há anos passavam por problemas de degradação do meio ambiente, são as estradas do Gaeta e da localidade rural do 27. “No final de 2013 fizemos uma limpeza geral nestas duas áreas e de agora para frente contamos com a compreensão e bom senso de nossos cidadãos para deixá-las sempre limpas. Nossa cidade é turística, necessitamos receber bem nossos visitantes, para que eles possam levar boa imagem de Jaciara a outras cidades, estados e até mesmo outros países”, explica o prefeito Ademir Gaspar de Lima.

De acordo com a Lei Municipal de nº 1.1160/2009, Art.13, é expressamente proibido depositar, dispor, descarregar, enterrar, infiltrar ou acumular no solo, resíduos em qualquer estado de matéria, de natureza poluente. E o cidadão que não cumprir estará sujeito à multa. Colabore e fiscalize quem suja a cidade, para fazer sua denúncia basta entrar em contato com o pessoal da Vigilância Sanitária através do telefone: 3641-4602

O Ecoponto foi criado com objetivo de eliminar o lançamento de lixos em vias públicas, rios, córregos e terrenos baldios, assim, evitando a degradação do meio ambiente. Onde antes estavam sendo utilizadas como deposito de lixos, hoje parte destes locais estão livres de poluição, deixando a cidade com um aspecto mais saudável.

Além do ponto ecológico, segundo o Secretário de Infraestrutura, Leomar Rodrigues, a coleta de lixo doméstico orgânico está sendo feita 100% em todos os bairros do município. “Dividimos a coleta em duas regiões e cada uma recebe o caminhão três vezes na semana”, explica.

OUTRAS COLETAS

Óleo de Cozinha:

SUPERMERCADO FÊNIX – Centro

SUPERMERCADO CARVALHO - Centro

SUPERMERCADO ARAÇÁ – Bairro São Sebastião

MERCADO PARANAENSE – Bairro São Sebastião

COMERCIAL MANTIQUEIRA – Vila Santo Antônio

COMERCIAL CR – Vila Planalto

MERCEARIA JACIARA – Cohab São Lourenço

Lixo Eletrônico e Lâmpada Fluorescente:

ESCOLA DOM BOSCO – Centro

SAMA – Secretaria Adjunta de Meio Ambiente