Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitos Se Reunem Com Secretario Da Sema

MEIO AMBIENTE: Prefeitos se reúnem com secretário da Sema

Publicado em: 12 de Abril de 2013
Texto: José Marques/Ascom

Prefeitos e representantes de cidades do Vale do São Lourenço estiveram reunidos com o secretário de Estado de Meio Ambiente José Lacerda para discutir questões ambientais da região. A reunião aconteceu durante a manha dessa sexta-feira (12) na Câmara Municipal de Jaciara, onde foram debatidos os temas: criação do consórcio para a utilização do aterro sanitário e a criação do consórcio intermunicipal para a emissão de licença ambiental.

Depois de ouvir as demandas e responder aos questionamentos, José Lacerda propôs a união dos municípios com a sociedade para organizar projetos voltados a destinação do lixo no Vale, assim como a construção de mini-usinas de reciclagem para que apenas pequena porcentagem do lixo chegue ao aterro. “Vamos marcar uma reunião entre vocês e a minha equipe técnica, mesmo que eu não possa comparecer, para tratar mais afundo sobre esses assuntos e articular projetos”, sugeriu.

O prefeito Ademir, que solicitou a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente do Município a elaboração da pauta técnica para a reunião de trabalho, explicou que o problema com a destinação do lixo segue desde anos anteriores, onde diversas gestões careceram de recursos para solucioná-lo. “Os problemas do lixo em Jaciara existem há muitos anos, perpassando por gestões anteriores e não foram resolvidos, mas que esta gestão despenderá do esforço de todos”, lembrou.

Ele informou que já foram licitados dois caminhões para baldear os resíduos urbanos e será criado também um centro de triagem, utilizando-se do aterro sanitário somente para os resíduos que restarem. “Quanto ao aterro sanitário de Jaciara, existe espaço para que seja ampliado para os municípios vizinhos, já que estão sendo convidados para criar o consórcio”, comentou.

Ainda seguindo a orientação de Lacerda, quanto ao licenciamento ambiental, o prefeito também informou que poderá ser criado um convênio, junto a outras prefeituras.