Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Apos Denuncia CPI Das PCHs E Instalada Em Jaciara

MEIO AMBIENTE: Após denúncia CPI das PCHs é instalada em Jaciara



Publicado em: 24 de Outubro de 2011
Texto: Aline Bassanesi/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

Após uma denúncia feita pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Jaciara, sobre problemas ambientais causados no Rio Tenente Amaral, foi instalada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das PCH – Pequenas Centrais Hidrelétricas – comandada pela Advogada Fernanda Amorin da Assembléia Legislativa, juntamente com sua equipe.

A denúncia de um sistema incapaz de produzir energia elétrica sem impactar o meio ambiente foi constatada pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Zilmar Barbosa. Dessa feita, a CPI vinda de Cuiabá, fez uma vistoria pelas PCH Sucupira e Pequi, nesta quinta-feira (20), em busca de uma solução para o problema.

O impacto ambiental atinge diretamente os ribeirinhos e banhistas que fazem uso do Rio Amaral. De acordo com o secretário Zilmar, o problema não se restringe aos proprietários das PCH, mas sim ao sistema usado pelos mesmos.

Após essa vistoria, a CPI apresentou algumas soluções que podem ser viáveis para a melhoria desses impactos na natureza, o que foi aceito pelos proprietários das PCHS, que se colocaram a disposição de estudarem as propostas para conter esses danos ambientais.


Últimas Notícias