Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Prepara Sistema De Coleta Seletiva

MEIO AMBIENTE: Prefeitura prepara sistema de coleta seletiva

Publicado em: 12 de Setembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Após o início das obras do aterro sanitário do município a Prefeitura de Jaciara já prepara um sistema de coleta seletiva de lixo. Orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e destinação de resíduos estão sendo realizadas em escolas estaduais, municipais e particulares.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Zilmar Barbosa Medeiros, uma bióloga foi disponibilizada pelo setor para aplicar essa metodologia de prevenção aos estudantes, tudo através de trabalhos escolares, textos, vídeos, entre outros. “Essas palestras sobre educação ambiental são um pontapé inicial no papel do poder público em orientar sobre a destinação do lixo”, comentou

Ele destaca que Jaciara é um importante pondo turístico da região sul e agora, com a construção do aterro sanitário, terá boas condições de acondicionar o lixo produzido na cidade, evitando assim a contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Zilmar cita os diversos trabalhos relacionados a preservação ambiental, assim com a criação de um fórum sobre lixo e cidadania e uma associação de recicladores do município, onde o Executivo Municipal repassa uma ajuda de custo.

Aterro Sanitário

Viabilizado pela prefeitura municipal junto a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), a construção do aterro sanitário está sendo realizada em uma área de 35 hectares, situada há 27 quilômetros da cidade. Já o valor da implantação está orçado em um milhão e trinta e oito mil reais.