Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Turismo De Aventura Ganha Forca Com A Formacao De Novos Condutores

TURISMO: Turismo de aventura ganha força com a formação de novos Condutores

Publicado em: 20 de Fevereiro de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara

Jaciara ganhou 30 profissionais para atuar como Condutores de Turismo de Aventura, com o curso realizado pelo Pronatec em parceria com a Prefeitura Municipal. O encerramento das aulas aconteceu na terça-feira (18.02), na Escola Municipal Maria Vilany Delmondes, onde contou com a participação do prefeito Ademir Gaspar e do secretário adjunto de Turismo Sérgio Lúcio da Silva.

O objetivo da capacitação é orientar os profissionais do turismo a planejar e desenvolver atividades de aventura em meio natural ou artificial, conduzir grupos em trilhas, esportes radicais, acampamentos, com técnicas de sobrevivência, segurança e bem estar do viajante.

O prefeito Ademir Gaspar destacou a importância do curso ao município que tem como um dos seus potenciais econômicos o Turismo de Aventura. “Nossa cidade está crescendo consideravelmente, aumentando também o fluxo de pessoas que nos visitam e esta capacitação vai profissionalizar as pessoas para ajudar a divulgar nossos atrativos de forma adequada e positiva”, relata.

De acordo com a professora do curso, Nélida Glória Maneiro, com esta iniciativa irá suprir a carência de guias de turismo no município e no Vale do São Lourenço. Os alunos participaram de aulas teóricas e praticas, ao todo foram 240 horas, que começou no dia 11 de novembro de 2013. Neste período os novos condutores puderam conhecer várias regiões turísticas de Jaciara e de outros municípios vizinhos.

Caminhadas no Vale das Perdidas, rafting no Rio Tenente Amaral, visita técnica em cavernas, expedição no sitio arqueológico em Juscimeira e travessia de uma barragem no Rio São Lourenço com mais de 2 horas de remadas, foram algumas das atividades exercidas nas aulas de campo.

O conteúdo do curso foi baseado na Norma Técnica ABNT e nos Manuais da Aventura Segura da ABETA, os quais especificam os critérios para condutores de Turismo de Aventura, atendendo desta maneira exigências da Lei Geral do Turismo.