Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Parcerias Levam Profissionalizacao A Produtores Rurais

AGRICULTURA: Parcerias levam profissionalização a produtores rurais

Curso de profissionalização “Negócio Certo Rural”

Publicado em: 08 de Agosto de 2011
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Uma parceria entre EMPAER – MT de Jaciara, SEBRAE – MT, IFMT e Prefeitura de Jaciara realiza o curso “Negócio Certo Rural”. O evento acontece desde o dia 25 de julho e será encerrado no dia 13 de agosto, sendo dividido em sete etapas. Com o objetivo de criar um planejamento nos negócios e levantar a renda do meio rural, o curso aumenta o rendimento dos produtores.

De acordo com o palestrante e consultor do SEBRAE, Marco Antônio Malburg, o curso leva aos produtores um dos pontos mais importantes em um negócio, o planejamento. “Os produtores estão se conscientizando que é preciso planejar melhor para não correr riscos. Conhecer e saber o que deve ser feito em sua área de trabalho, estimula e cria novos negócios”, declara o consultor.

A produtora de doces e compotas, Fátima da Fonseca de Souza, se deslocou de Dom Aquino para participar do curso e aprender a melhorar os seus negócios. Já Ana Paula Felícia, que reside em Jaciara, se demonstrou muito contente com a iniciativa. Ela que é presidente da APECOL e que já participou de outros cursos na área, acredita que o “Negócio Certo Rural”, vai auxiliá-la na administração dos negócios. “Eu produzo hortaliças e vendo para as escolas e o curso vai trazer mais planejamento para os gastos e lucros da minha empresa. Vai ser mais fácil planejá-la e organizá-la”, finaliza Ana Paula.

Esse tipo de parceria entre empresas e prefeitura, é algo que estimula a população no sentido de qualificação e capacitação profissional. A ExtensionistaRural de Jaciara, Carmencita Stefanello Tabareli, explica a importância dessas parcerias. “Esses cursos fazem com que o produtor rural acredite no seu potencial e é mais uma oportunidade de profissionalização, porque presenciamos uma carência na agroindústria e dar continuidade a esse processo eleva profissionalização ao produtor rural e da condição a uma melhora na produção de alimentos”, explica ela.

E essa produção de alimentos é presenciada de diversas formas, como nas hortaliças produzidas pela Ana Paula, que está presente no projeto “Cozinha única” das escolas, e no próprio curso “Negócio Certo Rural”, nos lanches dos intervalos, onde os participantes se deliciam, com produtos produzidos por eles mesmos, como doces, bolachas, requeijão, entre outros. É o sinal de que as parcerias entre prefeitura e sociedade estão dando certo.