Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Estrada Tem Largura Dobrada E Eliminacao De Declive Na Zona Rural

INFRAESTRUTURA: Estrada tem largura dobrada e eliminação de declive na zona rural

Publicado em: 18 de Setembro de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Jaciara

Produtores rurais, fazendeiros e os moradores do assentamento, na região conhecida por Poguba, celebram a recuperação e alargamento da estrada que dá acesso a suas propriedades. Além desta localidade, a Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, têm dado atenção especial tanto na melhoria da malha viária no perímetro urbano quanto nas estradas vicinais do município.

Segundo o presidente da Comajul, Sebastião Reis Borges, proprietário de fazenda na região, conta que todos os moradores da localidade estão muitos satisfeitos com a obra considerada muito importante para eles, sendo que em época de chuva muitos fazendeiros ficam com seu leite na propriedade.

“A falta de estrutura nas estradas é o maior problema que enfrentamos, durante o período chuvoso, como nossos caminhões são grandes ficam impossibilitados de fazer o transporte do leite até o laticínio, causando-nos muito prejuízo. Com a qualidade que está sendo executado este serviço, prevemos que nosso problema será resolvido por um longo período”, ressalta Sebastião Reis.

Acompanhado dos colaboradores da Secretaria de Obras e Infraestrutura, o gestor da pasta Leomar Rodrigues, explica que a estrada vicinal citada vinha causando muitos transtornos ao pessoal da região. “Estamos dobrando a largura da estrada com uma infraestrutura capaz de suportar caminhões com até 30 toneladas de carga”, explica.

Um dos pontos mais crítico era um trecho de serra, a qual após muitas cargas de aterro e finalizando com cascalhamento, conseguiram reduzir em 60% o declive, que prejudicava também a locomoção do ônibus escolar e o transporte de calcário e insumos. Na localidade, havia sempre um trator de plantão para auxiliar as idas e vindas dos veículos.

O prefeito Ademir Gaspar de Lima, que também esteve fiscalizando os trabalhos, juntamente com os produtores, acompanhado dos vereadores Jânio Atanásio, Clóves Pereira e Sidney Soares, ressalta que estes trabalhos estão sendo possíveis graças a boa estrutura que a Administração Municipal vem adquirindo com aquisição de maquinários através de programas federais.

“Nesta região tem várias histórias de transtornos, como era muito estreita os caminhões ao se cruzarem caiam na valeta. Aqui está sendo feito um bom serviço com levantamento do nível da estrada, cascalhamento e criando espaços para o escoamento correto das águas das chuvas. Com a qualidade que a obra vem sendo executada, no próximo ano teremos que fazer apenas uma simples manutenção gerando mais economia e nos possibilitará avançar ainda mais por uma Jaciara cada vez melhor”, explica Ademir.

Na oportunidade o prefeito revela que esta mesma estrada dará acesso ao novo aeroporto do município de Jaciara, que será construído nas proximidades da Fazenda Nossa Senhora. “Com a conclusão desta estrada, o pessoal da secretaria de obras começarão as obras na estrada do Aredson, trecho importante para a economia do município onde se dá o acesso a Indústria de Água Mineral Prisma. E sem seguida será na região do Bairro Zé Araçá, estrada que dá acesso ao trevo da Usina Jaciara”, finaliza.