Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Entrega Onibus Escolares E Obras Na Zona Rural

INFRAESTRUTURA: Prefeitura entrega ônibus escolares e obras na zona rural

Publicado em: 04 de Junho de 2013
Texto: José Marques/Ascom

O feriado de quinta-feira, 30 de maio, não foi um dia comum para estudantes e moradores da zona rural de Jaciara. Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura entregou dois ônibus escolares novos, um para a comunidade da Fazenda Vertente e outro no assentamento São Francisco, que também recebeu obras na estrutura de abastecimento de água, vias de acesso e manilhamento pluvial.

A estudante da Rede Pública Andreina Braganhalo (13), que cursa a sétima série do ensino fundamental, costumava acordar as 2h da madrugada para pegar o ônibus rumo a escola. Agora, com um novo veículo, totalmente equipado, ela afirma ter mais disposição para os estudos. “Antes era um ônibus velho e ruim. Lá dentro dele era uma poeira que só. Agora temos um ônibus confortável, eu não preciso acordar mais tão cedo e chego bem mais disposta na escola. Até presto bem mais atenção nas aulas”, assegurou.

O relato é confirmado pela professora Luciana Lamberte. “Esse veículo novo é um incentivo para todos nós, principalmente aos alunos, que chegam mais dispostos para as aulas”, garantiu.

A primeira dama e secretária Municipal de Educação Elisabete Lima, que junto ao prefeito Ademir Gaspar de Lima esteve realizando as entregas, destacou também a segurança no transporte dos estudantes. “Posso citar também que é nossa meta a redução da evasão escolar está se fazendo presente por meio deste benefício e muitos que virão”, destacou.

Viabilizados por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),os novos ônibus escolares são equipados com 48 assentos almofadados e cintos de segurança. Fazem parte de um plano de ação do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação.

São Francisco

O assentamento São Francisco, além de receber um ônibus escolar, reinaugurou um novo sistema de abastecimento de água, totalmente reformado pelo poder público municipal, além de reformas estruturais nas estradas da região.

O secretário Municipal de Infraestrutra, Leomar Rodrigues, explicou que no locar foram executadas diversas frentes de serviços, sendo as principais delas o cascalhamento e abertura de estradas, que dão acesso ao rio Fortaleza e o manilhamento para o escoamento de águas pluviais.

“O prefeito Ademir nos solicitou a resolução dos problemas de forma econômica e o fizemos. Aqui no manilhamento usamos pneus velhos e outros materiais, somando a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a economia de recursos”, informou o secretário.

De acordo com o produtor rural Antonio Ferreira, que é presidente da Associação dos Moradores do São Francisco, a comunidade local está muito satisfeita com as ações e celebra em clima de festa. “Estamos muito felizes, principalmente devido ao problema da água que tínhamos há anos e que agora foi resolvido”, pontuou.

A Prefeitura não para e realizou na quinta-feira (30) ações concretas na zona rural que incluiu a entrega de dois ônibus escolares na zona rural e muito mais.