Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Alunos Do Projovem Visitam Vale Das Perdidas

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Alunos do Projovem visitam Vale das Perdidas



Publicado em: 11 de Abril de 2011
Texto: José Marques/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

Com a proposta de uma aula diferente, 61 adolescentes beneficiários do programa federal Projovem, aplicado pela Prefeitura de Jaciara, visitaram um o sítio arqueológico do Vale das Perdidas. As aulas de campo aconteceram entre os dias 7 e 8 de abril.

 

Vários olhares atentos em cada ponto da trilha e no rosto a expressão clara de curiosidade. É dessa forma que os jovens puderam ter um contato direto com as riquezas naturais e históricas de nossa região. Assim, a Secretaria de Gestão Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), proporcionou aos alunos momentos que aliam lazer e aprendizado.

 

Conduzindo a caminhada, o professor de turismo, Mathias Maneiro, acompanhado da assistente social, Lucinei Alves de Souza, contou sobre as lendas e estórias dos povos antigos que habitavam a região, o que permitiu a todos entenderem a importância da preservação e valorização desses locais históricos.

 

O ponto fundamental da aula de campo e o mais esperado por todos foi a visita as pinturas rupestres. Com vários desenhos que remetem a diferentes opiniões, os visitantes apreciaram e vivenciaram momentos únicos, onde a imaginação tomou conta do ambiente e concretizou a idéia de que o homem sempre procura uma forma de se comunicar e expressar.

 
Vale das Perdidas
 

O Vale das Perdidas é um sítio arqueológico que faz parte do patrimônio cultural e é uma das maiores riquezas do Estado de Mato Grosso. Ele fica localizado na BR 364, há 15 quilômetros de nosso município e é dividido em 7 sítios. No local são encontradas várias inscrições rupestres datadas entre 1.610 a 2.620 a.C.


Últimas Notícias