Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Integrantes Do Projeto Melhor Idade Participam De Bate Papo Sobre O Movimento Outubro Rosa

PREVENÇÃO: Integrantes do projeto Melhor Idade participam de bate-papo sobre o movimento Outubro Rosa

Publicado em: 23 de Outubro de 2018
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: Sec. Assistência Social

A campanha Outubro Rosa é um período para conscientização mundial da sociedade sobre o câncer de mama e colo do útero, uma das principais causas de morte em mulheres no mundo.

Sendo assim, a Prefeitura de Jaciara em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou nesta terça-feira (23) uma programação alusiva ao movimento rosa.

Na ocasião, houve um bate-papo com a enfermeira Bruna Fontaneli que abordou a prevenção ao câncer de mama, como realizar o autoexame e dicas sobre saúde da mulher.

Já a psicóloga Mirna Aparecida destacou que o movimento Outubro Rosa é uma forma de declarar para as mulheres "Ei Mulher! Você já viu se está tudo bem com a sua saúde? Você já foi ao médico? Afinal, o câncer de mama é uma doença que mata, então é preciso buscar ajuda", disse. A profissional também explicou como fica o estado psicológico de uma paciente com câncer.

A nutrição é uma forte aliada a saúde da mulher em todas as fases da vida: juventude, idade adulta, gestação e até no envelhecimento.  A nutricionista Paula Eleonora ressaltou que nutrientes certos amenizam sintomas e previnem doenças.

"Alimentos como frutas vermelhas que são ricas em vitamina C e antocianina, fibras, folhas verdes e sulfurosas, legumes e frutas laranjas (betacaroteno), frutas roxas (resveratrol), soja e gorduras boas", informou.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama Luciana Cristina agradeceu a presença de todos. "Estou muito feliz com a realização deste evento, falar sobre saúde é sempre importante, ainda mais saúde da mulher", destacou.

Além disso, os idosos do projeto Melhor Idade apresentaram a dança sênior, sob orientação da fisioterapeuta, Ana Carolina Gaudencio. E ao final, teve um coffe break.

Clique na Imagem para Ampliar!