Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Extinto Ha Anos Conselho Sera Efetivado Na I Conferencia De Politicas Publicas Para Mulheres

MOMENTO HISTÓRICO: Extinto há anos, Conselho será efetivado na I Conferência de Políticas Públicas para Mulheres



Publicado em: 21 de Setembro de 2015
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

O município de Jaciara sediará a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres com o tema ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’. O evento, realizado pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social e apoio da OAB-MT. A abertura será dia 23 no Anfiteatro Jonas Pinheiro e no dia 24, continuidade com as atividades  no Ceja Marechal Rondon.

De acordo com a secretária de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, a conferência será um momento histórico para o município que tem como objetivo traçar propostas de consolidação das políticas sociais voltadas para atender as necessidades das mulheres jaciarenses.

“Quero agradecer o empenho do prefeito Ademir Gaspar de Lima, que não está medindo esforços para a realização do encontro, que na oportunidade também será feito a reativação do Conselho Municipal de Direito para Mulher, que há muitos anos deixou de existir no nosso município”, ressalta Elizabete.

Segundo a presidente da comissão organizadora, Alice Siqueira, a I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres segue o texto base da 4ª Conferência Nacional que visa o fortalecimento através das estratégias traçadas nas esferas municipais e estaduais, com efetivação nas 27 Unidades da Federação e nos 5.570 municípios brasileiros.

“Além da posse do Conselho Municipal da Mulher com seis conselheiros titulares e seis suplentes, na conferência municipal também acontecerá as discussões por eixos, trabalhos em grupos e eleição dos delegados que levarão nossas propostas do município à Conferência Estadual a ser realizada em Cuiabá”, explica a presidente.

PALESTRA

Na abertura do encontro, “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” será o tema principal da palestra magna, com a conferencista Glória Maria Grandez Muñhoz, que é assistente social e coordenadora da 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso.

EIXOS DE TRABALHOS

No dia 24, a partir das 8 horas da manhã, será a vez das discussões dos eixos e formação dos grupos de trabalhos que desenvolverão um dos quatro temas sugeridos pela comissão. Em seguida, às 10h, haverá debates em grupos por eixos, plenária final e eleição dos delegados para a 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso.

EIXO 1– “Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”, com a secretária-geral da Subseção de Várzea Grande, Alexandra Nogueira, que também é conselheira municipal dos direitos da mulher do município.

EIXO 2– “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”, com a assistente social e coordenadora da 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso, Glória Maria Grandez Muñhoz.

EIXO 3– “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”, com a especialista em gestão pública, Ester Assalin.

EIXO 4– “Sistema nacional de política para as mulheres: subsídios e recomendações”. O conferencista será a especialista em educação de jovens e adultos, professora Doralice Vieira de Castro.

 


Últimas Notícias