Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Alunos Do Teatro E Social Encenarao SOS Paraiso Com Abordagem Sobre Sustentabilidade

CULTURA: Alunos do Teatro é Social encenarão ‘S.O.S Paraíso’ com abordagem sobre sustentabilidade

Publicado em: 14 de Setembro de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara
Foto: Márcio Fidélis

Os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), depois de encenar com sucesso os espetáculos “O Vermelho” e “Coração de Pano” voltam ao palco desta vez com super produção. Assim como nas duas primeiras peças, ‘S.O.S Paraíso’ abordará tema de utilidade pública, com primeira apresentação marcada para o dia 7 de outubro, no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, em Jaciara.

O diretor de Cultura e autor da obra, Vinícius Moura, adianta que a sustentabilidade será o mote do espetáculo ‘S.O.S Paraíso’ o qual promete transportar o público a um mundo de sonhos, magia, texturas e cores, além de muitos risos.

“O espetáculo tem a junção do que de melhor acontece em termos de arte e cultura, o qual contará com a encenação dos atores do Projeto Teatro é Social oferecido pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social e apoio da Secretaria Municipal de Educação com com participações especiais de integrantes da Cia de Arte Municipal, promovendo assim um intercâmbio com troca de experiências e interação artística”, destaca Moura.

O autor conta que ‘S.O.S Paraíso’ virá pra ser grande, desde a sua concepção e duração no palco, o que significa que suas paginas têm por obrigação segurar o público de olhos fixos no palco sem perder o interesse pelo desenrolar da trama, porém, grande mesmo é o projeto que envolve toda a produção.

“O espetáculo é 100% orgânico, tudo está sendo criado especificamente para a história, inclusive teremos música composta por nós da Diretoria de Cultura, já que a trama paralela de S.O.S conta a história de uma dupla sertaneja chamada “Sabiá e Bem-Te-Vi” interpretados por Sarah e Cláudio, vai ser um barato e promete arrancar muitas risadas”, ressalta o autor.

De acordo com a secretária municipal de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, no processo de produção do espetáculo estão envolvidos todos os integrantes do SCFV e seus orientadores sociais das duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social - Santo Antônio e Zé Araçá -(Solange, Lindaíse, Cátia, Jean, Aldo e Eliane). Já o figurino do espetáculo está sendo finalizado pela equipe de apoio do Cras (Neuza, Elena, Vera e Eliane) com uma riqueza de detalhes.

“Nossas crianças do Serviço de Convivência estão se destacando como atores e pequenos artesãos, os quais com ajuda dos seus orientadores estão transformando materiais que seriam descartados no lixo em luxuosos adornos e cenografias como castelos, casas, árvores, flores, vassouras, dentre outros”, explica a secretária.

A História

A trama central do espetáculo ‘S.O.S Paraíso’ ficará por conta de Dora, uma menina boa, de coração puro que adora cuidar do meio ambiente, e sua algoz, Malvina Malvada que é detestável, consumista e altamente tóxica, digamos assim, para o meio ambiente.

Entre as protagonistas surgem outros personagens, como o excêntrico Rodapé, Amendoim, e o trio de fãs de Sabiá e Bem-Te-Vi, Tiete, Chiclete e Fofolete.

A trama é leve e promete nos transportar para um universo mágico, se trata de uma aventura, diferente de tudo que fizemos até aqui, todos vivem num vilarejo, e são responsáveis por si mesmos bem ao estilo Peter Pan, e é num acampamento pela escola comandado pelo atrapalhado Professor Arquimedes, que a aventura começa, com direito a ficarem perdidos na floresta, e a surpresas que vão surgir por entre árvores e lagoas.

Em S.O.S não se fala apenas de Sustentabilidade, mas também de humanidade, no entanto o racismo é tratado na história e promete emocionar, quanto a instrumental, eu diria ser um show a parte.