Você está em: Início / Imprensa / Notícias / PAIF Encerrou Quatro Cursos E Abre Novas Inscricoes No CRAS Em Jaciara

CAPACITAÇÃO: PAIF encerrou quatro cursos e abre novas inscrições no CRAS em Jaciara

Publicado em: 17 de Junho de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

As integrantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) participaram do encerramento dos Cursos de Artesanato, Patchwork, Patch Aplique e do Projeto Raio de Luz “Confeccionando Amor, com direito a apresentação teatral e coquetel de confraternização. As oficinas, gratuitas, são disponibilizadas nas unidades do CRAS Zé Araçá e Santo Antônio. Realização Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social.

Nos cursos, destinados ao público adulto, ministrados três vezes na semana, as assistidas pelo Paif aprenderam técnicas de aplicação, pinturas em tecido e artesanato. As gestantes do Raio de Luz durante as aulas confeccionaram parte do enxoval de seus filhos, os quais foram complementados com produtos de higiene pessoal de suas crianças. Algumas mães já estavam com seus recém nascidos no colo.

De acordo com a secretária de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, as oficinas foram bem produtivas, como se pode observar a quantidade e variedade de itens produzidos pelas integrantes, com instruções das professoras Helena, Kátia, Neuza, Lindaise e Solange.

“As atividades do PAIF têm o caráter continuado com objetivo de fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. No mês de agosto, as oficinas retornam, aos interessados já podem procurar o CRAS mais próximo de sua casa para fazer as inscrições para novos cursos”. Explica a secretária.

Dentre os objetivos do PAIF, destaca-se o fortalecimento da função protetiva da família; a ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a família que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

“O trabalho social desenvolvido por meio do Paif, também utiliza ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do Paif não devem possuir caráter terapêutico”, finaliza Elizabete.