Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Gestao Social Inicia Atividades 2015 Do PAIF Com Curso De Patch Aplique

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Gestão Social inicia atividades 2015 do PAIF com curso de “patch aplique”

Publicado em: 24 de Fevereiro de 2015
Texto: Márcio Fidélis - Ascom Jaciara

As moradas da região assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Zé Araçá iniciaram nesta terça-feira (24) as atividades do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Os cursos destinados ao público adulto estarão disponíveis três vezes durante a semana nos períodos matutinos e vespertinos oferecidos pela Prefeitura de Jaciara através da secretaria municipal de Gestão Social.

O curso de Patch aplique será ministrado todas as terças-feiras, das 13 às 16 horas, no Cras Zé Araçá, com as orientações e técnicas ensinadas pela instrutora Neuza Lopes. Todas as quartas-feiras, as gestantes assistidas pelo CRAS poderão participar do curso de gestante, onde as alunas aprenderão a confeccionar seus próprios enxovais. E nas quintas-feiras, no período matutino, acontece o curso de pintura em tecido com a instrutora Kátia Soares Barbosa.

De acordo com a secretária de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, as atividades do PAIF têm o caráter continuado que objetiva fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

PAIF

Dentre os objetivos do PAIF, destaca-se o fortalecimento da função protetiva da família; a ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a família que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

O Paif tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas, contribuindo para sua proteção de forma integral.

O trabalho social do Paif deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do Paif não devem possuir caráter terapêutico.