Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Programas Pre Jovem E Pro Jovem Garantem Oportunidades A Estudantes

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Programas Pré-jovem e Pró-jovem garantem oportunidades a estudantes



Publicado em: 24 de Setembro de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom Jaciara
Foto: Divulgação / Reprodução

Dentre dos programas ofertados pela Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria de Gestão Social, estão o Pré-jovem e Pró-jovem que atendem crianças e jovens de nove a 15 anos em busca de interagi-los com a sociedade trazendo mais oportunidades de futuro.

Atualmente 150 crianças estão inseridas nas atividades dos programas, que contam com instrutoras com formação em psicopedagogia, em educação artística e artesanato.  Além de duas técnicas, sendo uma psicóloga e um assistente social, responsáveis pela execução dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos.

De acordo com a psicóloga Marina Gaio, as atividades tem como objetivo a interação desses jovens e o aperfeiçoamento de suas habilidades. “Os instrutores ofertam hoje oficinas de artesanato, pintura em tela e metodologia do ensino. Estas oficinas acontecem durante a semana, sendo oferecidas no contra turno da escola. As atividades possibilitam aquisições progressivas e o aperfeiçoamento de habilidades motoras, cognitivas, estimulando a criatividade e a interação lúdica entre o grupo”, comentou.

A equipe técnica realiza ainda grupos com os pais e responsáveis, por meio da convivência e fortalecimento de vínculos, com o intuito de integrá-los à família e estimular a participação conjunta das atividades dos filhos.

Marina ainda ressalta que as atividades são feitas em parceria com Acessuas, SENAI e Pronatec que oferecem cursos profissionalizantes aos estudantes, o que facilita a inserção no mercado de trabalho.

Durante todo o ano, os alunos também participam de festividades comemorativas, como dia das mães, páscoa, festa junina, dia dos pais, dia das crianças, entre outras, nas quais são realizadas atividades envolvendo a família e a comunidade. Além disso, são realizados passeios educativos e de lazer com as crianças e adolescentes.


Últimas Notícias