Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Cursos Profissionalizantes Sao Ofertados Pela Prefeitura E SENAC

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Cursos profissionalizantes são ofertados pela Prefeitura e SENAC

Publicado em: 16 de Abril de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Visando a capacitação e o aperfeiçoamento, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Jaciara através da Secretaria de Gestão Social e SENAC, oferece novos cursos profissionalizantes que fazem parte do PRONATEC/ACESSUAS. Nesta noite de terça-feira (15), foi dado inicio a aula inaugural de três especializações no município, Depilação, Operador de Caixa e Balconista de Farmácia.

De acordo com a secretária de Gestão Social, Andréia Wagner, o ACESSUAS tem o intuito de promover e ingressar pessoas no mercado de trabalho. “Nós fazemos o acompanhamento e a fiscalização dos cursos, damos um acesso entre nossos parceiros e nossos usuários, para que bons profissionais sejam formados”, explica a secretária.

A parceria entre Prefeitura, Gestão Social, e SENAI, já profissionalizou mil alunos no ano passado e segundo a Andréia, deve capacitar mais de mil neste ano com a inclusão do SENAC. Representando o SENAC, Edimara Alves de Souza, explicou como funcionam os cursos e os benefícios para cada estudante. “Através do PRONATEC nós estamos oferecendo três cursos que devem preparar o aluno para o mercado de trabalho. Serão dois meses de aula, sendo gratuita a inscrição e os alunos receberam um auxilio estudantil”, comenta Edimara.

O quadro de instrutores é composto por profissionais do município, o que gera mais proximidade com os alunos. “É interessante ver que existem muitas pessoas em busca de profissionalização técnica. O mercado precisa disso e nós com nossa experiência faremos de tudo para formar ótimos profissionais que se destaquem em suas carreiras”, comentou Marcos Rui, instrutor do curso de Balconista de Farmácia.

Os três cursos irão profissionalizar 80 pessoas, que buscam qualificação e melhorias, como a aluna de Operador de Caixa, Maria das Dores. “É meu primeiro curso profissionalizante e como estou desempregada, encontrei uma oportunidade de ingressar no mercado e ainda ter um melhor aprendizado”. Já para Andreza Gomes, o curso se torna mais atrativo por ser gratuito e ainda proporcionar um auxílio estudantil. “Muitas pessoas não têm como pagar ou se manter nos cursos e essa oportunidade de estudar sem gastar nada é muito boa. Eu espero sair daqui pronta para conseguir um emprego”, ressalta a aluna do curso de Balconista de Farmácia.

As aulas terão início nesta quarta-feira (16) e devem seguir durante toda a semana, totalizando dois meses de curso de uma carga horária de aproximadamente 160 horas. Após o término, os alunos terão uma formação técnica profissional e estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho.