Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Seminario Do Ministerio Do Trabalho Contou Com Representante De Jaciara

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Seminário do Ministério do Trabalho contou com representante de Jaciara

Publicado em: 01 de Abril de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara

O Ministério do Trabalho e Emprego realizou oIº Seminário Nacional de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda para a Juventude, com objetivo de promover um espaço de troca e diálogo, a fim de fortalecer a política de trabalho para a juventude. David Wilkerson, ex-coordenador do Projovem Trabalhador de Jaciara, esteve no evento, que aconteceu em Brasília, representando o município.

De acordo com David, o seminário foi idealizado reconhecendo que o trabalho tem sido uma das grandes preocupações da juventude brasileira e que também é no campo das políticas públicas, ao considerarmos que a juventude é o segmento populacional mais afetado pela baixas e precárias ofertas de postos no mundo do trabalho em nosso país.

Durante o encontro, o ministro Manoel Dias, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pediu aos participantes do 1º Seminário de Políticas Públicas de Trabalho a união em prol do bom andamento ao atendimento a juventude.

O município de Jaciara hoje dispõe de um amplo atendimento aos jovens. “Podemos destacar a parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Pronatec) que disponibilizou mais de mil vagas divididas em 12 cursos para garantir profissionalização e um bom emprego”, explica.

O Pronatec faz parte de uma parceria entre Prefeitura Municipal, MDS e Gestão Social que através do Acessuas/Trabalho realiza o acompanhamento dos cursos e dos alunos, disponibilizando a eles, mais qualidade de aprendizado.

“Em 2013. O programa foi um grande sucesso no município, atendendo mais de 200 jovens em diversos cursos de qualificação profissional, com a meta de inserção de mais de 30% dos participantes no mercado de trabalho”, finaliza Wilkerson.

No Acessuas, além da profissionalização, garante trabalho e renda aos alunos. Em parceria com o Sine, os participantes dos cursos já têm vaga garantida em empregos que surgem através do balcão de empregos do município.