Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Cras Desenvolve Projeto Equipe Volante Na Zona Rural Do Municipio

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Cras desenvolve projeto Equipe Volante na zona rural do município

Publicado em: 30 de Agosto de 2013
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

A Prefeitura de Jaciara através do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) leva até as famílias de distante acesso o projeto do Governo Federal Equipe Volante. O projeto tem como objetivo levar os serviços de exclusividade do Cras até as famílias que fazem parte da zona rural do município.

De acordo com uma das assistentes e participantes do projeto, Queila Cardoso Gomes, os trabalhos já foram realizados em alguns assentamentos, como Lambari, São Francisco e também na Usina Pantanal. “Nós fazemos visitas e quando encontramos famílias em estado de vulnerabilidade, as encaminhamos para os serviços realizados pelo Cras”, explicou Queila.

O cronograma do projeto é feito mensalmente pela equipe responsável e atende em média de um a dois assentamentos por mês. Desde sua criação, a equipe já atendeu mais de 260 famílias da área rural. Analisar as situações que se encontram as famílias pertencentes a zona rural e lhes proporcionar melhores atendimentos e qualidade de vida faz parte das prioridades da Equipe Volante, que busca criar uma igualdade entre zona rural e urbana.

Queila ainda ressalta que entre as ações realizadas pela equipe, encontram-se também cursos profissionalizantes desenvolvidos através do Pronatec e que chegam com mais facilidade a essas famílias. Através das pesquisas realizadas com as famílias, são oferecidos cursos que se encaixam com o perfil e dia a dia dos moradores da zona rural. “Já oferecemos um curso de Doma Racial, através da Prefeitura e do Sine, que foi realizado aqui na cidade, mas também levamos os cursos até as famílias. É o caso do curso de pintura que está sendo ofertado no momento”, destacou Queila.

O projeto Equipe Volante tem a finalidade de atender todo o âmbito rural do município e levar até esses moradores as ações e os programas que são ofertados pelo Cras, como serviços de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e demais serviços de Proteção Básica. Tudo em prol da melhoria de vida da população e melhoria nos atendimentos realizados pelo Cras.

Clique na Imagem para Ampliar!