Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Reuniao Com Feirantes Aumenta Os Beneficios A Agricultura Familiar

DESENV. ECONÔMICO: Reunião com feirantes aumenta os benefícios à agricultura familiar

Publicado em: 20 de Janeiro de 2012
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

A atual administração em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem realizando um grande trabalho em torno da agricultura familiar, exemplo disso são as duas feiras que funcionam no município.

Hoje, a população conta com diversos produtos desde verduras, frutas, até produtos de origem animal. Com esse avanço, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou na noite desta quinta-feira (19) uma reunião com todos os feirantes que aconteceu no Anfiteatro Celcita Pinheiro.

Na reunião estiveram presentes, além dos feirantes, o Presidente da Associação dos Feirantes, João Carlos de Paula, conhecido pelos feirantes como Carlinhos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Milton Ferreira Júnior e o prefeito municipal Max Russi.

Durante a reunião, alguns apontamentos foram levantados, como o valor da taxa do alvará para todos os comerciantes da feira, além de propostas de construir banheiros e lavatórios para que os feirantes tenham mais facilidade de exporem seus produtos. O prefeito Max Russi fez alguns apontamentos para esclarecer o objetivo real da reunião. “As feiras hoje geram renda e emprego para o município e com essa reunião vamos organizar e fortalecer esse trabalho”, explica.

De acordo com ele, o que ficou definido na reunião será agora transformado em um projeto de lei e encaminhado a Câmara dos Vereadores, para que assim se criem regras e fiscalização, fortalecendo ainda mais o trabalho dos feirantes.

Além da venda dos produtos nas feiras, os feirantes podem fornecer sua mercadoria para o Programa Cozinha Única. “Hoje gastamos muito em mercado com a merenda dos nossos alunos e esse dinheiro pode ser gasto na agricultura familiar, valorizando ainda mais os negócios dos nossos feirantes”, salienta o prefeito Max Russi.

A feirante Maria Rodrigues Costa, conhecida mais como a Rafaela dos deliciosos pastéis e caldos, elogiou o trabalho feito pela prefeitura e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico. “Com a ajuda da Secretaria, do prefeito e do Carlinhos foi que surgiu nossa associação de feirantes, o que ajudou na permanência da feira em Jaciara. Além disso, quero parabenizar a grande idéia de se realizar essa reunião para esclarecer nossas dúvidas e assim gerar menos desgaste ao presidente e aos feirantes”, comenta.

O secretário Milton Ferreira Junior, elogiou os feirantes que participaram da reunião e ainda ressaltou a importância desse trabalho. “Vocês tem um comércio nas mãos e com mais organização vão ganhar ainda mais”, declara Milton.

Pra fechar a reunião o secretário deu uma ótima notícia a todos os produtores rurais. Com a força de vontade e a determinação da atual administração e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, agora os produtores terão mais facilidade nas produções. “Já estamos disponibilizando sementes, adubo, calcário, fosfato, mudas de bananas e pupunhas, tudo para a valorização do pequeno agricultor”, finaliza o secretario.