Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Realizou 1 Seminario De Combate Ao Bullying

EDUCAÇÃO: Prefeitura realizou 1º Seminário de Combate ao Bullying

Publicado em: 25 de Maio de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Dezenas de profissionais da educação, representantes do poder público e autoridades participaram do 1º Seminário de Combate ao Bullying, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Jaciara, em parceria com o Comando da Polícia Militar do Município. O evento foi realizado na última terça-feira, às 19h, no auditório do Anfiteatro Municipal Celcita Pinheiro.

Várias apresentações fizeram parte do cronograma do seminário. A primeira delas foi realizada pela policial militar Iraneide Alves dos Santos Rodrigues, acompanhada do soldado da PM, João Carlos, onde foram relatadas experiências junto ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd).

Iraneide, que é professora do Proerd, afirmou que a realidade do Bullying é existente em Jaciara e que já presenciou diversas cenas da atitude agressiva. Para ela a melhor forma de combater esse mal, que assola principalmente o meio escolar, é através da educação.

Em uma palestra totalmente dinâmica e expressiva o principal ministrante da noite, o professor Arnaldo Martins da Costa, deixou bem claro que o Bullying está em todo lugar e onde a gente menos espera.

Mestre em psicologia e doutor em educação, Martins abordou o tema: Bullying –Diagnósticos e Atitudes.
Contando sobre suas experiências, até mesmo no sistema prisional, o palestrante respondeu a perguntas dos presentes.

Para finalizar, a promotora de justiça da Vara da Infância e Juventude, Cássia Vicente de Miranda Hondo preferiu uma apresentação com a temática: Possíveis Ações do Ministério Público no Enfrentamento ao Bullying.

Participaram das atividades do seminário o secretário de Governo, Ademir Gaspar de Lima, o secretário Municipal de Educação, Emerson Guimarães da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores de Jaciara, Adilson Costa França, o comandante da PM, o major José Carlos de Morais, o comandante da Companhia de Bombeiros, tenente Marco Aurélio Aires, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Ester Assalin e a coordenadora do Conselho Tutelar, Maria Vera Alves

Profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e representantes da educação dos municípios vizinhos também marcaram presença.

Temática

Com base na temática “Bullying o que você precisa saber: Identificação, prevenção e repressão”, o 1º Seminário de Combate ao Bullying teve o objetivo de discutir sobre o fenômeno no contexto escolar e contribuir para a identificação, prevenção e repressão.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Desporto e Lazer, Emerson Guimarães da Silva, a meta é envolver todos os setores que atuam no campo educacional e social, colaborando assim com a cultura da paz.

Em seu discurso, Emerson agradeceu todo o apoio recebido para que seminário acontecesse, assim como a Promotoria Pública e Assessoria Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação no município.

Para ele, a união entre estudantes, famílias, profissionais da Educação e da Gestão Social, Saúde e Promotoria de Justiça é fundamental no tratamento do problema. “Vamos envolver a nossa comunidade”, assegurou.

O Bullying

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Também existem as vítimas e agressores que, em determinados momentos, cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.