Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Cozinha Unica Inaugura Produtora De Leite E Iogurte

EDUCAÇÃO: Cozinha Única inaugura produtora de leite e iogurte

Publicado em: 10 de Maio de 2011
Texto: José Marques/Ascom

O Projeto Cozinha Única, que atende a merenda escolar do município de Jaciara, inaugurou oficialmente uma produtora de leite e iogurte.  O evento aconteceu durante a tarde da última segunda-feira (09) e contou com a presença de diversas autoridades.

De acordo com a coordenadora da Cozinha Única, Ivanilda Carlos de Moraes, a iogurteira, que foi viabilizada através da Secretaria de Gestão Social, tem capacidade de produzir até 5 mil saquinhos de iogurte, suco ou leite de soja por dia.

Ela destacou que atualmente são atendidas 6 creches e 7 escolas, incluindo a Sociedade Pestalozzi de Jaciara, Lar da Criança, Hospital Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Um alimento de qualidade”, foi o que destacou o prefeito Max Russi.  O chefe do Executivo Municipal ressaltou que a Cozinha Única fornece 10 mil refeições diariamente e apresenta um cardápio totalmente variado e supervisionado por uma nutricionista.

Para o secretario Municipal de Educação, Emerson Guimarães, o trabalho da atual administração tem sido fundamental. Ele informou que o repasse das verbas federais não tem sido suficiente e que graças ao empenho do Executivo a merenda escolar é garantida a todos os estudantes.

Por sua vez, a presidente do Conselho de
Alimentação Escolar, Maria Aldemira, acredita que o rendimento escolar está aliado a boa alimentação. Para ela, a iniciativa do poder público em investir na merenda dos estudantes é fundamental para a melhoria no aprendizado.

Também marcaram presença o secretário de Governo, Ademir Gaspar de Lima, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Milton Ferreira Júnior e os vereadores Rosandro Moura, Sebastião Carlos e Claudinei Pereira.

Novo momento

Totalmente reformada e com nova estrutura, a Cozinha Única está em seu novo momento. De acordo com o relatório anual, em 2010 a alimentação das creches alcançou a média de 709, já nas escolas 6.900, tudo através de um cardápio elaborado por uma nutricionista e aprovado pelo Conselho de Merenda Escolar.

Uma alimentação variada, que inclui frutas três vezes por semana. Em média, por dia, são produzidos 500 kg de alimentos.

Agora com aproximadamente 200 crianças a mais nos educandários e uma escola funcionando em período integral, os 16 funcionários do projeto intensificaram seus trabalhos e tem cumprido a eficiência e a qualidade na produção de merenda escolar local.