Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Cozinha Unica Inicia Trabalhos Com Novidades

EDUCAÇÃO: Cozinha Única inicia trabalhos com novidades

Publicado em: 15 de Fevereiro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Aliando qualidade e eficiência, a prefeitura de Jaciara, por meio do Projeto Cozinha Única, começou 2011 com a corda toda e novidades a serem colocadas em prática durante o ano.

Precavendo a necessidade de uma boa alimentação por parte dos alunos da rede municipal de ensino, o que inclui as creches, a atual administração se empenha para que toda a equipe esteja preparada para atender essas necessidades de nossos estudantes no que diz respeito a merenda escolar.

Agora com aproximadamente 200 crianças a mais nos educandários e duas escolas funcionando em período integral, será necessário um trabalho mais dedicado e pra isso a equipe de 16 funcionários da Cozinha Única sempre esteve preparada.

De acordo com a chefe da Cozinha Única, Ivanilda Carlos de Morais, em poucos dias estará em funcionando uma Mini usina que produzirá leite de soja, iogurte e suco. Além disso, tudo será embalado em uma embaladeira anexada.

Já as reformas que estão sendo feitas, assim com a ampliação da cozinha e a troca de maquinários da padaria, já se encontram em processo avançado. “Estamos aguardando a chegada de novos maquinários”, destacou.

Ela informou também que a segurança não foi deixada de lado. Para isso estão sendo providenciadas grades para as portas internas.

Alimento de qualidade

Desde a sua criação, a Cozinha Única vem se empenhado firme e atendendo a educação no município de forma eficiente. No total são atendidas 6 creches e 7 escolas, incluindo a Sociedade Pestalozzi de Jaciara, Lar da Criança, Hospital Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Outras instituições também são beneficiadas com os pães produzidos na padaria como: Secretaria de Obras e Infra-Estrutura, Copioza, Casa da Sopa, Casa da Acolhida, Centro Espírita, Policia Militar, Conviver, Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o relatório anual, em 2010 a alimentação das creches alcançou a média de 709, já nas escolas 6.900, tudo através de um cardápio elaborado por uma nutricionista e aprovado pelo Conselho de Merenda Escolar.

Uma alimentação variada, que inclui frutas três vezes por semana.  Em média, por dia, são produzidos 500 kg de alimentos.