Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Laptops Realidade Na Escola Municipal Magda Ivana 2011

EDUCAÇÃO: Laptops, Realidade na Escola Municipal Magda Ivana 2011

Publicado em: 08 de Fevereiro de 2011
Texto: Artigo/Sec. Municipal de Educação

Localizada no Jardim Aeroporto, a 5 km do centro de Jaciara, atendendo 664 alunos (censo 2010), da pré-escola ao Ensino Fundamental e a EJA, a Escola Municipal Magda Ivana, foi selecionada pelo MEC para ser Escola Piloto do Projeto UCA – Um Computador por Aluno.

O Projeto UCA faz parte de um conjunto de ações integradas, que inclui a produção de conteúdos  educacionais, o fornecimento de infra-estrutura tecnológica às escolas públicas e a formação de professores para utilizar essas tecnologias.  No desenvolvimento do projeto, o Ministério da Educação vai avaliar a potencialidade pedagógica do computador na sala de aula, as condições de uso, a interatividade entre os alunos, a segurança dos aparelhos na escola e a capacitação de professores.

Sendo assim, neste dia 05/02/2011 (sábado), diretor, coordenadores, professores e pessoal de apoio da Escola Magda, se reuniram na escola para o segundo encontro presencial da formação. O primeiro encontro aconteceu nos dias 1,2 e 3 de dezembro de 2010, onde os professores tiveram a oportunidade de conhecer melhor o laptop enviado pelo MEC.

A Coordenadora Geral do Curso Professora Heliete M. C. Moreno em companhia do técnico Danila Garcia da Silva, explicou que a formação se dará em 5 módulos, destes, alguns encontros serão presenciais, os demais serão a distância com acompanhamento de tutores da UFMT.

Os professores estão sendo capacitados para trabalhar com mais essa ferramenta na sala de aula, que segundo o diretor da escola, Professor Amadeo, já está causando um frenesi tanto em alunos como em professores. Por enquanto, somente os professores tiveram acesso às pequenas máquinas, até porque se faz necessário um bom planejamento para a introdução das mesmas nas aulas. Pois a intenção do Projeto é que cada aluno tenha seu laptop para desenvolver suas tarefas, tanto em sala de aula como em casa.

O diretor, professor Amadeo, ressaltou que a Escola está se organizando para o início das aulas, priorizando o repasse destas informações a toda comunidade escolar, tendo em vista que o envolvimento dos pais no processo ensino aprendizagem será maior ainda.

Para o Secretário Municipal de Educação, Emerson Guimarães da Silva, todas as conquistas na educação tem sido fruto da parceria entre o Governo Federal, o poder público e a comunidade escolar em prol da educação e do documento “Compromisso Todos pela Educação”, assinado pelo Prefeito Max. O Professor Emerson destacou ainda que esse programa está trazendo a revolução na educação brasileira, pois proporciona a alunos e professores uma nova forma de construção de conhecimento. Enfatizou que as novas tecnologias informacionais de comunicação, notadamente os computadores e softwares têm transformado de forma radical a vida de nossa sociedade nos últimos anos. No que se refere a educação, a discussão sobre o papel dessas novidades no processo de ensino-aprendizagem é de extremo interesse pois com sua inserção a forma de ensinar muda radicalmente.

O projeto-piloto já aconteceu em escolas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal e foi um sucesso.

.

Professora Maria Helena da Silva