Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Avaliacao Verifica Desempenho Academico De Alunos Da Rede Municipal De Ensino

DESENVOLVIMENTO: Avaliação verifica desempenho acadêmico de alunos da rede municipal de ensino

Publicado em: 16 de Maio de 2018
Texto: Camila Cabral/ ASCOM-PMJ
Foto: Lençóis Notícias

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer realizará, no dia 17 de maio, a “Avaliação Municipal do Ensino Fundamental” (AMEF). Já nos dias 15 e 16 será realizada a  Avaliação Municipal da Alfabetização (AMA).

O objetivo da ação é avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes relativo às matérias de língua portuguesa e matemática. Além de verificar o nível de aprendizado de cada aluno quanto às habilidades e competências aprendidas.

Este ano, a AMEF será aplicada aos estudantes que estão concluindo o ensino fundamental I- 5º ano e ensino fundamental II- 9º ano. Por sua vez a AMA  é aplicada aos alunos que estão concluindo o ciclo de alfabetização- 3º ano. Assim será possível obter um diagnóstico de como os alunos estão aprendendo no decorrer dos anos, em cada fase de escolaridade.

Para a elaboração da AMEF tem-se como parâmetro a matriz de referência da Prova Brasil, já a AMA segue a matriz de referência da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).  "Os resultados dessas provas irão ajudar as escolas municipais e a Secretaria de Educação a traçar estratégias para a melhoria da qualidade de ensino”, destacou  o secretário de Educação, Adnan Alli.