Educação

Município de Jaciara se mobiliza para o Dia “D” de avaliação dos planos Municipal e Estadual

Jaciara, 19 de outubro de 2017

Foto: ASCOM / PMJ

Para fortalecer as Políticas Educacionais do nosso município, estado e país precisamos constantemente tornar-se agente participativo das ações que fortaleçam o espaço democrático das nossas instituições de ensino. Diante desses avanços da ação participativa e democrática os segmentos das escolas, creches municipais, estaduais e particulares se reuniram nesta quarta-feira, 18 de outubro, nos períodos matutino e vespertino, para a realização da Primeira Etapa do CONAPEE – Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação e a CONAPME – Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação.
A etapa Escolar é de muita relevância, pois a comunidade escolar trará contribuições que possam melhorar ainda mais as políticas educacionais, de acordo com as especificidades locais, a nível municipal e estadual. Esse processo democrático vem atender as leis que aprovam o PME (Plano Municipal de Educação) e Plano Estadual de Educação de Mato Grosso, com avaliação a cada dois anos das metas e estratégias, através de análise de dados oferecidos pelas Unidades Escolares e sites oficiais.
O Fórum Permanente de Avaliação do Plano Municipal de Educação vem contribuindo para efetivação desse objetivo e, tem acompanhado a política educacional no território municipal, por meio do monitoramento e avaliação do plano municipal de educação e da coordenação das conferências municipais de educação.
De acordo com a Coordenadora, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, profª Neire Magalhães e também membro do Fórum Permanente, os integrantes do Fórum bem como o envolvimento das comunidades locais tem papel fundamental na concretização da gestão democrática da educação. “Cada membro representando suas instituições tem a missão de acompanhar de perto as políticas educacionais aprovadas no PME, avaliando junto com a comissão coordenadora e equipe técnica se cada uma das metas está sendo executada conforme as estratégias traçadas. Unidos por uma educação que queremos”. De acordo com a diretora, Márcia Cristina, da Escola Maria Villany Delmondes, o comparecimento foi bom. “Temos representantes dos alunos e dos funcionários. Futuramente esperamos ter uma população ainda maior dos alunos”, afirma.

Publicado em 19/10/2017

Fonte: CLINTON DAVISSON - ASCOM/PMJ