Você está em: Início / Imprensa / Notícias / IX Forum Permanente De Debates Da EJA Acontece Em Jaciara

EDUCAÇÃO: IX Fórum Permanente de Debates da EJA acontece em Jaciara



Publicado em: 24 de Agosto de 2017
Texto: CAMILA CABRAL - ASCOM/PMJ
Foto: ASCOM / PMJ

O Governo Municipal de Jaciara por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e a Assessoria Pedagógica, promoveu nos dia 23 e 24 de agosto, o IX Fórum Permanente de Debates da EJA (Educação para Jovens e Adultos), no CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Marechal Rondon.

O evento envolveu vários parceiros que veem na EJA uma possibilidade de ascensão social a todos que não tiveram oportunidade de escolarização na idade certa. Dentre estes parceiros destacamos a Assessoria Pedagógica-SEDUC e SINTEP/ Jaciara-MT.

Consideramos fundamental registrar  a importância da mobilização da sociedade do Vale do São Lourenço na defesa de uma causa coletiva das mais pontuais para a cidadania, a inclusão social, que incentiva jovens e adultos por meio da articulação das entidades organizadas e das parcerias entre a sociedade civil e o poder público.  

A abertura do evento foi ontem (23), a partir das 18h30, houve palestra com a vice-presidente do SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público), Jocilene Barboza dos Santos, que abordou o tema, “Conjuntura Política Estadual e Federal: como a EJA figura nesse contexto de desmonte e usurpação de direitos?”.
A programação continuou hoje pela manhã, às 7h30, com diversas atividades, dentre elas uma mesa de debates, onde foram discutidos os temas, “Os CEJAS e a garantia dos tempos e espaços para escolarização: Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica e outros direitos”, “O currículo e as áreas de conhecimento da EJA do Campo e no Campo”, “Alfabetização na EJA”, dentre outros assuntos.
De acordo com a coordenadora do Fórum, Wanderlucy Batista, o CEJA de Jaciara foi criado em 2009 e o fórum também. “O evento envolve os municípios de Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa e Juscimeira. É o momento para discutirmos as políticas da educação de jovens e adultos, trocar experiências e avaliar as nossas atividades”, destacou a coordenadora.
No próximo mês deverá acontecer a etapa estadual do fórum em Cuiabá, nos dias 26 e 27 de setembro. São eventos importantes para rede educacional que visa sempre trazer melhorias para os cidadãos de Jaciara.


Últimas Notícias