Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Alunos Jaciarenses Participam De Acoes De Conscientizacao No Transito Rota Segura

EDUCAÇÃO: Alunos jaciarenses participam de ações de conscientização no transito Rota Segura

Publicado em: 29 de Setembro de 2015
Texto: Assessoria Rota Oeste
Foto: Roberto Júnior

A partir da tarde desta segunda-feira (28), o município de Jaciara recebe mais uma edição do programa Parada Legal, realizado pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Departamento de TrÂnsito. Durante toda a semana serão realizadas palestras, apresentações teatrais e brincadeiras voltadas a crianças e adolescentes com o objetivo de conscientizar a promover a educação para o trânsito.

Alunos de 13 escolas e de uma faculdade vão participar das atividades realizadas no Centro de Eventos Jovelina Maria da Almeida nos períodos matutino, vespertino e noturno. Estão previstas apresentações dos agentes de trânsito do Detran e do grupo de teatro infantil ‘Patrulha do Trânsito’, responsáveis por passar as mensagens sobre educação e responsabilidade no trânsito.

Nesta sexta-feira (02/10) às 15h será realizada uma caminhada pela paz no trânsito da Praça das Bandeiras a Prefeitura Municipal de Jaciara.

Em 2015 o programa Rota Segura já passou por Várzea Grande, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Sinop, Sorriso, Rosário Oeste, Jangada, Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Cerca de 20 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram das atividades. Somados aos participantes do Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran), são 30 mil pessoas beneficiadas no projeto. Em Jaciara, a expectativa é que mais de 5.500 alunos sejam alcançados.

O gestor de Responsabilidade Social da Concessionária Rota do Oeste, Adherbal Silva, destaca que o programa é importante dentro de todo o cenário de melhorias na BR-163 em Mato Grosso. “A transformação da rodovia não está restrita as obras de duplicação. Ela precisa integrar todos os componentes do trânsito, principalmente as pessoas”.

Diversão e educação

Uma novidade no programa Rota Segura é a criação de um jogo próprio que é distribuído entre as crianças que participam do evento. O objetivo é percorrer 850 quilômetros da BR-163 em um tabuleiro com muitos desafios, sem cometer infrações de trânsito. Partindo de Itiquira, km 0 da rodovia, os carrinhos seguem em direção a Sinop, no km 855, onde acaba o trecho sob concessão.

O percurso passa pelos 19 municípios do entorno BR-163, que configuram o jogo de acordo com a fauna, belezas naturais ou características econômicas de cada um. Como em Campo Verde, onde é possível ver as plantações de algodão ou em Nobres, representado por suas cachoeiras.

Mas o mais importante é a mensagem de segurança e educação que a brincadeira passa. A cada jogada, a criança sorteia no dado o número de casas que terá que andar e corre o risco de encontrar no caminho situações como animais na pista, curva perigosa ou até dicas de como dirigir para evitar acidentes.

Sobre a Rota do Oeste

A Rota do Oeste, empresa da Odebrecht Rodovias, é responsável pela duplicação, recuperação, conservação, manutenção e implantação de melhorias da BR-163, bem como a oferta de serviços de atendimento ao usuário, entre os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT), um trecho com extensão de 850,9 quilômetros.

Durante os 30 anos de concessão, a BR–163 receberá investimentos de R$ 5,5 bilhões. Nos cinco primeiros anos, quando serão investidos R$ 2,8 bilhões, será realizada a duplicação de um trecho de 453,6 km entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, de Posto Gil a Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes. As demais extensões já estão duplicadas ou terão as obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Clique na Imagem para Ampliar!