Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Espetaculo O Espelho Abrira O Programa Judiciario Na Escola Em Jaciara

TEATRO & PALESTRAS: Espetáculo “O Espelho” abrirá o programa “Judiciário na Escola” em Jaciara

Publicado em: 20 de Agosto de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara
Foto: Roberto Júnior/Arte

A primeira produção oficial da Cia Municipal de Artes de Jaciara “Armando Ferreira – Milhão – está prestes a sair do forno com a peça teatral “O Espelho”, que será encenada no dia 25, às 20 horas, no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, com entrada gratuita e classificação indicativa a partir de 12 anos. Na oportunidade, será feita a abertura do Programa “Judiciário na Escola”.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Emerson Guimarães, o espetáculo foi requisitado pelo juiz titular da Comarca de Jaciara, Francisco Ney Gaíva, para fazer a abertura do programa permanente “Judiciário Na Escola” faz parte das ações da Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso.

“Será uma dobradinha, com a primeira apresentação cênica da Cia de Artes e ao mesmo tempo o lançamento da campanha do ciclo de palestra sobre o universo do judiciário, que visa contemplar toda a toda comunidade escolar jaciarense. Recebemos a visita do juiz Gaíva e da promotora Cássia Vicente Hondo, os quais puderam presenciar uma parte do que rolará no palco do Centro de Evento”, destaca o secretário

Segundo a Corregedoria Geral de Justiça, o “Judiciário Na Escola” tem como principal objetivo o esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário no âmbito de escolas e espaços públicos em geral para melhor intercâmbio com a sociedade, considerando que a educação é uma importante ferramenta de transformação de realidades sociais, postas e impostas ao formar um pensamento crítico entre as crianças e adolescentes.

Sobre o Espetáculo

"O que é o amor?", segundo o autor e diretor da peça, Vinicius Moura, é essa a pergunta que dá início ao espetáculo de 36 minutos, forte, trágico, curto e assertivo, com esse pouco tempo, porém, mais que suficiente, já que tal história é desenhada com traços tão fortes e delicados ao mesmo tempo que vão dar um nó na garganta e na cabeça de quem vê.

“Preparem-se para serem estimulados a sentir de tudo, a respirar aliviado, a esquecer de respirar, a se verem diante do espelho! O elenco é enxuto, 4 atores, o texto é pouco, as ações são várias, o piano toca pesado. Em "O Espelho" eu proponho uma reflexão sobre a silenciosa violência contra a mulher reproduzida dentro de casa”, destaca Vinícius.

Para a composição do espetáculo, o diretor usou o mote de que a "violência gera violência" e que sim, existe uma fábrica de violentadores, logo ali, ao espelho. A casa é soturna apesar de estampar flores nas cortinas, farinha de trigo sobre a mesa, bebedouro de barro, galinhas de porcelana... tudo isso esconde uma triste realidade! Mas o que o pequeno Cézar fará? Isso só estando presente em uma das sessões.

O espetáculo é a primeira produção teatral da Cia de Arte, projeto de inclusão social da Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Educação e coordenação da Diretoria de Cultura, o qual terá seis apresentações. Confira a programação: Dia 25 às 19 para o público geral. Dia 26 e 27 às 8 hs e as 14 horas com as escolas. Já a última encenação será dia 28  (sexta-feira) para o público geral.