Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Caminhao Cinema Do Projeto Gira Brasil Exibira Filme Em Jaciara

CULTURA: Caminhão Cinema do Projeto Gira Brasil exibirá filme em Jaciara

Publicado em: 25 de Maio de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

O Vale do São Lourenço será contemplado com a 6ª edição da Mostra Itinerante de Filmes John Deere com sessões de cinema gratuitas a bordo de um caminhão especialmente preparado para receber o público. A proposta do projeto é levar arte e diversão a comunidades que raramente têm acesso à cultura. O caminhão cinema estará em Jaciara nos dias 22 e 24 de junho, com quatro sessões diárias.

Cada município que receberá o Caminhão Cinema terá dois dias de exibições para estudantes da comunidade escolar jaciarense com idade a partir de seis anos. Ao todo, serão 181 dias na estrada, nos quais a Mostra Itinerante de Filmes John Deere proporcionará cultura e diversão a um público estimado de 12 mil pessoas.

As quatro cidades do Vale estão inseridas no calendário do Cinemóvel, que iniciou sua jornada em março deste ano e percorrerá nesta edição 39 cidades de cinco estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão oferecidas 400 sessões em 112 dias.

Formado principalmente por alunos de escolas públicas, Pestalozzi e de terceira idade – o público sente as emoções da telona a bordo de um caminhão cinema com sala climatizada, telão de 120 polegadas, sistema de som e até lanterninha. Montada na carroceria de um caminhão, a sala oferece 30 poltronas e lugar especial para cadeirantes.

Desde a primeira edição do projeto, em 2010, o caminhão cinema já passou por 181 cidades de oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins e Piauí. Foram 1.949 sessões de cinema gratuitas que proporcionaram momentos de cultura e lazer a 52.734 espectadores.

A Mostra Itinerante de Filmes John Deere faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura. Quem patrocina é a Fundação John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e conta com o suporte das Prefeituras municipais por onde percorrem.