Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Fami Apresentara O Tradicional Da Fanfarra Com Mesclas De Percussao No Dia 7

EDUCAÇÃO: Fami apresentará o tradicional da fanfarra com mesclas de percussão no Dia 7

Publicado em: 18 de Agosto de 2014
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Educação Municipal

Os alunos da Escola Municipal Magda Ivana e adolescentes da região do Bairro Jardim Aeroporto estão afinando os últimos detalhes das apresentações que farão pelo Vale do São Lourenço durante as comemorações da Semana da Pátria. Para o Dia 7 de Setembro, a FAMI – Fanfarra Magda Ivana - vai levar à Avenida Antônio Ferreira Sobrinho no Desfile Cívico de Jaciara um repertório especial e coreografias inovadoras com as meninas da baliza.

A FAMI começou a ser montada há três anos. Sua estrutura começou a ganhar forma com o projeto apresentado pelo atual professor, Willian Rodrigues, que quando assumiu o comando havia apenas três meses de formação. Com persistência e dedicação hoje os 60 integrantes celebram o sucesso da formação e transformação nas suas vidas. Além dos instrumentistas a FAMI têm o acompanhamento 12 meninas, as balizas, as quais também prometem inovações em suas coreografias.

Para o instrutor Wilian, a classificação da FAMI é de fanfarra especial, pelo fato de misturar o tradicional com os instrumentos de percussão, principalmente com ritmos baianos. “Batidas do Olodum, trilhas sonoras de cinema entre outras surpresas estão no repertório especial que preparamos para o dia 7”.

Nos ensaios os sons de bumbos, caixas de guerra e de repique, surdos, pratos, repeniques, timbas, liras, cornetas e carretões, entre outros, soam todos os sábados no pátio da Escola Magda Ivana, das 14 horas às 16h30. Dos 60 integrantes, 90% são alunos da instituição e outros 10 % são moradores das proximidades da escola. “Meu objetivo é abrir mais vagas, mas todos os nossos instrumentos estão ocupados, precisamos conseguir mais para podermos trazer mais jovens ao projeto”, conta Willian.

A Fanfarra Magda Ivana tem o apoio da Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Municipal de Educação, que acredita na capacidade de transformação de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 25 anos, os quais são responsáveis em dar continuidade em uma atividade cada vez mais extinta dentro das comunidades escolares.