Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Sedia O VI Forum Permanente De Debates Da Educacao De Jovens E Adultos

EDUCAÇÃO: Jaciara sedia o VI Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos

Publicado em: 25 de Abril de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara

O VI Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos, da Região Sul de Mato Grosso, Pólo Jaciara, está acontecendo nesta sexta-feira (25). No encontro estão presentes os municípios de Dom Aquino, Juscimeira e Jaciara, os quais a partir desta etapa levarão as discussões para o Fórum Estadual e Regional.

De acordo com a coordenadora do evento, Wanderluci Batista Ferreira, o objetivo especificamente desta etapa é discutir a educação de jovens e adultos na perspectiva da diversidade como a realidade do Estado, voltado para os quilombolas, indígenas, deficientes, trabalhadores do campo e urbanos, na formação para o mundo do trabalho.

“O fórum vem discutir quais são as políticas concretas e as que temos que lutar para que se efetive uma educação de qualidade para nossos jovens e adultos. Na Conferência Nacional da Educação (CONAE) fomos contemplados com várias ações que surgiram a partir destes fóruns”, explica Wanderluci.

O evento teve inicio com café da manhã, credeciamento, abertura oficial, apresentação cultural e em seguida a composição da mesa. Ao todo serão quatro palestras, duas já foram realizadas no período matutino com os temas “Da EJA ao PROEJA uma Realidade dos CEJAS e dos Institutos Federais proferida por Sávio Antunes dos Santos, do Cefapro/Rondonópolis e, Éderson Andrade, da Assessoria Pedagógica de Rondonópolis.

A segunda palestra teve o tema “A Realidade da Inclusão na Educação de Jovens e Adultos”, ministrada por Flávia Martins Gonçalves, do Cefrapo/Rondonópolis. Já no período vespertino acontecerás as palestras “Um Olhar da Realidade da EJA do/no Campo, com Maria Bezerra, e “O Direito a Educação aos Privados de Liberdade: uma atuação intersetorial, com Carmem Giuntini, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-MT).

Nos intervalos entre uma palestra e outra estão ocorrendo os debates dos referidos temas. Após os debates ocorrerá uma reunião segmentada para deliberar as proposições a nível regional. E para finalizar as atividades do VI Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos acontecerá a eleição de delegados para o Encontro Estadual.

O evento conta com o apoio das Prefeituras de Jaciara, Dom Aquino e Juscimeira, através das suas respectivas secretarias de Educação, da Secretaria Estadual de Educação/ Assessoria Pedagógica de Jaciara e Juscimeira, Sintep, Cefapro/ Rondonópolis, Ceja Marechal Rondon, escolas municipais, vice-prefeito Adilson França, Auro Antônio Merenguelli, prefeito Ademir Gaspar de Lima e da secretária de Educação de Jaciara Elizabete Lima.