Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Estudantes Do Dom Bosco Realizam Visita A Prefeitura Municipal

EDUCAÇÃO: Estudantes do Dom Bosco realizam visita a Prefeitura Municipal

Publicado em: 24 de Abril de 2013
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Conhecer a realidade política que cerca a sociedade é um direito concebido desde pequeno. É esse o principal objetivo que levou alunos do 2° ano do Ensino Médio, da Escola particular Dom Bosco, a conhecerem os setores e atribuições da Prefeitura de Jaciara.

Na manhã desta quarta-feira (24) o professor Rodolfo Souza da Costa, em parceria com o vereador Emerson Guimarães, ofereceu a seus alunos uma visita as dependências da Prefeitura. Além de conhecer a estrutura do prédio, os alunos acompanharam uma explicação de cada setor, aprendendo como se dá cada processo, deste a licitação até a elaboração dos projetos municipais.

Rodolfo, que já tinha levado os estudantes para conhecer a Câmara dos Vereadores, comentou o porquê realizar esse projeto com seus alunos. “Nós queremos mostrar aos alunos que política é diferente de politicagem. Hoje as escolas os preparam muito para o Enem e esquecem a parte reflexiva, o exercício da cidadania”, explicou.

O professor ressaltou também, que existe uma resistência por parte dos estudantes que antes de conhecer a política e seus administradores, acreditam que só exista a corrupção por trás dos políticos. É o que a aluna Gabrielly Brito afirma. “Até ontem eu confesso que achava que política era só corrupção e hoje eu vejo que não é necessariamente isso. Existe sim muita coisa sendo feita e muitas pessoas que querem mesmo trabalhar. Por isso é importante a sociedade primeiro conhecer para depois questionar”. Comentou Gabrielly.

No final da visita, os estudantes conheceram o gabinete do prefeito Ademir Gaspar de Lima e tiveram uma conversa franca com o administrador. Na ocasião eles puderam tirar todas as dúvidas a respeito de obras, projetos e melhorias para o município. Essa abertura que a atual administração oferece a esses alunos é um dos exemplos da gestão participativa que deve ser empregada durante todo o mandado.