Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Eleicoes Para Diretor Escolar Garantem Gestao Democratica

EDUCAÇÃO: Eleições para diretor escolar garantem gestão democrática

Publicado em: 16 de Novembro de 2011
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

A rede municipal de ensino do município de Jaciara se prepara para o processo eleitoral de escolha de diretor (a) para o biênio 2012/2013.

Este processo se da simultaneamente com a Rede Estadual de Ensino, em que a Secretaria do Estado de Educação, através da Portaria nº 473/2011, normatiza o evento em todo estado e da suporte aos municípios que possuem a Gestão Democrática implantada.

Todos os passos do processo eleitoral se encontram em um cronograma anexo na portaria citada e divulgada às comunidades educacionais da cidade e do campo.

Para concorrer a direção, o gestor escolar deve se portar como uma liderança, para que em parceria com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, garanta a mobilização desta comunidade nas tomadas de decisão e o seu envolvimento em torno de um ensino público de qualidade para todos os jaciarenses.

Garantir no espaço escolar participação, descentralização e autonomia, exige a instalação de uma forma de organização do trabalho, que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

De acordo com o secretário de Educação, Emerson Guimarães, a unidade de educação não pode ser mais uma instituição isolada em si mesma, separada da realidade que a cerca, mas sim, integrada numa comunidade viva, que participa e ajuda a escola para que ela seja melhor para todos que ali vivem e convivem.

Então, é muito importante que todos participem no dia 13 de dezembro, das 07h até as 17h em todas as escolas estaduais, municipais e nas unidades de ensino infantil, para a escolha do diretor (a). A melhor gestão para cada comunidade, validada pelo voto consciente e responsável de cada um de nós. Esta é a melhor maneira de garantir a democracia, a transparência e a gestão, possibilitando um maior envolvimento da comunidade naquele espaço.